Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra lança programa de tutoria para combater abandono escolar

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-12-2022

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje o programa de tutoria interpares “Step by Step”, que pretende promover o sucesso académico e combater o abandono escolar através de várias parcerias e subprojetos.

PUBLICIDADE

O programa “ambicioso” procura combater o “flagelo do abandono escolar”, que acaba por ser sempre um processo “de difícil identificação dos casos e da sua prevenção”, afirmou hoje o coordenador do Student Hub da UC, José Dias, durante a apresentação da iniciativa.

O programa consiste na disponibilização de estudantes de todos os graus de ensino como tutores (através de uma inscrição voluntária), acompanhando os seus pares, após uma formação dada para o efeito.

Apoiados por uma rede de professores mentores, estes estudantes tutores irão acompanhar o percurso do aluno ajudado, procurando apoiar em questões como a integração, o envolvimento em atividades pedagógicas e lúdicas ou o esclarecimento de dúvidas académicas.

Para além dos tutores, o “Step by Step” pretende também trabalhar com uma rede de parceiros, como a Associação Académica de Coimbra, o Instituto Justiça e Paz, a associação SOGA, o núcleo de estudantes de doutoramento, os Serviços de Ação Social, a Divisão de Relações Internacionais e a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros (APEB) de Coimbra, instituições que já desenvolvem subprojetos na área.

Segundo José Dias, há uma taxa de abandono escolar na UC de cerca de 09%, estando a esmagadora maioria dos casos relacionados com o impacto da diferença entre o ensino secundário e o superior e as dificuldades económicas – questão que o programa também pretende trabalhar.

PUBLICIDADE

A vice-reitora da UC Cristina Albuquerque, também presente na cerimónia, realçou que o projeto pretende “construir e agregar novas sinergias”.

Apesar de considerar que aquela instituição tem “feito um trabalho muito meritório no domínio do acompanhamento e integração”, Cristina Albuquerque salientou que é preciso “fazer mais e melhor”.

A responsável realçou ainda que o programa procura dar resposta à questão do abandono sem se focar num único elemento ou razão que alimentam esse fenómeno.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com