Cidade

Universidade de Coimbra concede grau de doutor “honoris causa” a António Arnaut

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-04-2014

A Universidade de Coimbra (UC) vai distinguir o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) António Arnaut com o título de doutor “honoris causa”, disse hoje à agência Lusa um responsável da instituição.

PUBLICIDADE

O diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Reis, disse que a proposta de reconhecimento público de António Arnaut foi aprovada por unanimidade – “e com palavras calorosas” – em reunião do Senado universitário, na quarta-feira.

A homenagem tinha sido aprovada pelo Conselho Científico da FEUC, que fez a proposta ao Senado, e visa “reconhecer uma grande personalidade da nossa democracia e da nossa sociedade”, realçando a sua ação como impulsionador do SNS, adiantou, prevendo que a cerimónia de doutoramento “honoris causa” de António Arnaut se realize nos próximos meses.

PUBLICIDADE

A proposta da FEUC, a que a agência Lusa teve acesso, salienta que “a institucionalização do SNS foi um marco relevante da nossa evolução social e da nossa organização coletiva nas últimas décadas, devendo continuar a sê-lo no futuro, pois a sua renovação e sustentabilidade são assuntos essenciais”.

Assim, a Universidade “reconhece um cidadão de Coimbra com presença muito significativa na vida pública nacional das últimas décadas e com a sua ação política associada a uma das mais marcantes deliberações democráticas depois do 25 de Abril: o Serviço Nacional de Saúde, isto é, uma política pública de acesso aos cuidados essenciais e, portanto, de generalização do bem-estar, numa base igualitária”.

PUBLICIDADE

publicidade

António Arnaut disse à Lusa ter ficado “extremamente honrado e emocionado com a alta distinção” que a UC lhe vai atribuir.

“Era a coisa mais improvável que me podia acontecer”, admitiu, frisando que “a honra é ainda mais reforçada” no ano em que o país está a comemorar 40 anos do 25 de Abril e 35 anos da criação do SNS.

Advogado, escritor e um dos fundadores do PS, António Arnaut nasceu há 78 anos no lugar da Cumieira, concelho de Penela, e licenciou-se na Faculdade de Direito de Coimbra, em 1959.

Grande-oficial da Ordem da Liberdade, após o 25 de Abril foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Penela, deputado à Assembleia Constituinte e ministro dos Assuntos Sociais.

Na década passada, exerceu um mandato como grão-mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE