Coimbra

Universidade de Coimbra celebra acordo de cooperação com chineses

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-10-2018

 

 

PUBLICIDADE

  A Universidade de Coimbra (UC) e a Academia de Ciências Sociais da China assinaram um memorando de entendimento para “abrir portas a fortes relações de cooperação e intercâmbio” entre as duas instituições, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A UC refere em comunicado que o vínculo hoje celebrado surge no seguimento da “crescente reaproximação entre a Universidade de Coimbra e a República Popular da China (RPC) nos últimos anos”.

A fonte explica que a colaboração entre as duas instituições tem “reflexo na criação do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (em 2016), no reforço das parcerias com instituições académicas da RPC, no desenvolvimento de canais de divulgação da UC em língua chinesa, na criação de bolsas de estudos dirigidas ao fomento das relações académicas, num número crescente de eventos académicos e na criação recente da Academia Sino-Lusófona”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É o início de uma colaboração na qual depositamos grande esperança de fortes concretizações futuras”, sublinhou o reitor da UC, João Gabriel Silva, na cerimónia de assinatura do acordo entre as duas instituições, segundo o comunicado.

O reitor João Gabriel Silva, citado no documento, refere que a Academia de Ciências Sociais da China “é uma instituição fundamental no contexto da produção de conhecimento sobre a China” e pode assumir “um papel central” na cooperação futura da UC com aquele país asiático.

“Estamos certos de que conjuntamente cumpriremos melhor a nossa missão comum de colocar o conhecimento ao serviço do desenvolvimento dos nossos países num mundo cada vez mais global e interligado”, conclui o reitor.

Ainda de acordo com a UC, igual desejo de fortalecimento das relações mútuas demonstrou Wang Jingqing, vice-presidente da Academia de Ciências Sociais da China e alto quadro do governo chinês.

Para o responsável, também citado na nota, o memorando de entendimento hoje celebrado “vai abrir uma nova página e fortalecer a cooperação e intercâmbio entre a Academia Chinesa de Ciências Sociais e a Universidade de Coimbra”.

“A nossa escola espera trabalhar em conjunto com a Universidade de Coimbra para fornecer inteligência para a cooperação aprofundada entre a China e Portugal e para o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE