Universidade

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a José Maria Peiró

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-04-2023

José Maria Peiró, Professor Catedrático de Psicologia das Organizações na Universidade de Valência (Espanha), vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC), na próxima quarta-feira, dia 12. A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

PUBLICIDADE

Joaquim Armando Alves Ferreira será o Padrinho (Apresentante), estando os elogios a cargo de Leonor Pais (elogio do Doutorando) e de Teresa Rebelo (elogio do Padrinho). Os três são docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), que propôs a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao docente universitário espanhol, pelo seu “inquestionável mérito e reconhecimento internacional” na área da Psicologia – e, em particular, da Psicologia das Organizações e do Trabalho, domínio do saber reconhecido pela primeira vez com um Doutoramento Honoris Causa na Universidade de Coimbra.

“A intensa atividade de investigação do Doutor José Maria Peiró aborda problemas centrais na nossa sociedade. A título de exemplo, há a referir o desemprego dos jovens, o bem-estar sustentável e a luta por um trabalho digno nas organizações, o estudo das competências profissionais na senda de um mundo que respeite o meio ambiente e seja sustentável a longo prazo, face aos desafios colocados pelas alterações climáticas e tendo em conta os objetivos de desenvolvimento das Nações Unidas”, refere a proposta da Faculdade de atribuição do Grau ao académico espanhol.

PUBLICIDADE

A homenagem a José Maria Peiró é o primeiro Doutoramento Honoris Causa atribuído pela Universidade de Coimbra, sob proposta da FPCEUC, desde 2011 (António Damásio).

José Maria Peiró Silla é, desde 1981, Professor Catedrático de Psicologia das Organizações da Universidade de Valência. Fundou o Instituto de Investigación en Psicología de los Recursos Humanos, Desarrollo Organizacional y Calidad de Vida Laboral (IDOCAL), do qual foi diretor, de 2009 a 2018. Foi Decano da Faculdade de Psicologia (1993-1999) e Diretor do Observatorio de Inserción Profesional y Asesoramiento Laboral (OPAL, 2003-2009) na Universidade de Valência.

PUBLICIDADE

publicidade

O seu curriculum conta com mais de 200 publicações em revistas científicas e cerca de 30 livros e monografias. É detentor de três Doutoramentos Honoris Causa: Universidade de Maastricht (Países Baixos), Universidade de Elche (Espanha) e Universidade Metodista de São Paulo (Brasil). Foi, ainda, através do Projeto Leonardo Da Vinci, o primeiro a elaborar o Diploma Europeo en Psicologia (2001-2003). Posteriormente, na Task Force da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA), concretizou a atribuição do Certificado EuroPsy, tendo sido membro do European Award Committee para a sua concessão (2009-2015).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE