Coimbra

Um Século (Com) Deixas, Liberdade e Bons Costumes” lançado no dia da República

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-10-2020

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova assinalou no passado dia 5 de outubro a implantação da República, na Casa dos Arcos, com uma exposição de bustos da República e a apresentação do livro “Um século (com) deixas, liberdade bons costumes”, da autoria de Aires Henriques.

PUBLICIDADE

“Nunca é demais recordar a importância da data que nos concedeu a implantação da República Portuguesa e por isso, apesar de este ano estarmos a viver o 5 de outubro num contexto diferente, devido à pandemia, não quisemos deixar de conceder algum relevo institucional aos 110 anos da revolução de 1910, ainda que com uma cerimónia simbólica”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

O edil destacou antigos maçons do concelho realçando que “a liberdade, a igualdade e a fraternidade, promovidas pela maçonaria, são valores que levaram à democracia”, acrescentando a necessidade de “fortalecer o Estado”.

A vice-presidente da Câmara, Liliana Pimentel, salientou também a importância de conhecer a história de Portugal, designadamente a ação da Maçonaria e dos seus principais protagonistas para as transformações sociais e políticas do país, sobretudo nos últimos 200 anos.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa contou com uma visita à exposição de bustos da República, que pertencem ao Museu da República e Maçonaria, nos Troviscais, concelho de Pedrógão Grande, fundado por Aires Barata Henriques, seguida da apresentação da obra “Um século (com) deixas, liberdade bons costumes”.

O autor da obra dissertou sobre a história da maçonaria e o processo político que levou à instauração da República, nomeando destacados maçons na política, na cultura e na educação, nas empresas e nas instituições sociais.

O livro “Um século (com) deixas, liberdade bons costumes” dedica algumas dezenas de páginas aos capítulos “A simbologia cristã versus maçónica”, em Condeixa, e “A Maçonaria ao Vale de Condeixa”, temas que mereceram explicação minuciosa da parte do orador, que também elucidou os presentes sobre o significado de alguns adereços e símbolos dos pedreiros-livres e a origem de algumas das muitas peças reproduzidas no catálogo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE