Economia

Um dos donos do Diário de Coimbra “salva” cerâmica ligada à Matobra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-11-2015

A Sociedade de Capital de Risco OXY CAPITAL, gestora do Fundo Revitalizar na Região Centro, vai colocar um milhão e quinhentos mil euros na Cliper Cerâmica S.A.

PUBLICIDADE

Na OXI Capital S.A pontifica Miguel Callé Lucas, um dos donos do Diário de Coimbra.  Na lista de acionistas da Clíper destaca-se a Matobra.

O “investimento” da OXI Capital deverá ser aprovado pelos acionistas da Sociedade em Assembleia Geral Extraordinária marcada para o dia 2 de dezembro, na Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

O dinheiro entrará na fábrica de azulejos através da emissão de obrigações convertíveis em ações da Sociedade no valor total de EUR 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil euros),  inteiramente subscritas pelo Fundo Revitalizar.

O Programa Revitalizar constitui, segundo o Governo, uma resposta estratégica à necessidade de se criar uma envolvente favorável à revitalização do tecido empresarial nacional, num momento especialmente crítico do seu desenvolvimento.

Na sua base está um novo modelo de intervenção, que privilegia “mecanismos legais mais ágeis e facilitadores de processos de revitalização de empresas, a par de uma atuação proactiva e concertada de todos os agentes da administração pública envolvidos nesta área, com o propósito de evitar longos períodos de degradação financeira de empresas e imprimir mais eficácia nos processos de regeneração empresarial”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os Fundos Revitalizar são organizados e geridos numa base regional, a sua dotação financeira global  é de 220 milhões de euros, sendo assegurada em partes iguais pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e por sete instituições bancárias (CGD, BPI, Novo Banco, Millennium BCP, BANIF, Montepio e a CCCAM).

Apesar do acionista  da Oxy Capital ser sócio de 4 jornais na região Centro, não existirão quaisquer incompatibilidades legais para ser gestor deste Fundo na área de influência das suas publicações.

Contactada diversas vezes por Notícias de Coimbra, a OXY Capital teima em não informar  quanto e em que empresas investiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE