Universidade

“Um dia histórico”. Não Lixes recolhe apenas 10 carros no Largo da Portagem

António Alves | 7 meses atrás em 08-10-2023

“Hoje (domingo, 8 de outubro) foi um dia histórico. Só 10 carros de supermercado no Largo da Portagem”. Foi desta forma que Fernando Paiva, do movimento Não Lixes, se mostrou agradado com a campanha feita pela autarquia a proibir o uso deste tipo de veículos na Latada.

PUBLICIDADE

A proibição do uso de carros de supermercado era uma das “batalhas” iniciada há uma década atrás por Fernando Paiva e que só em 2023 obteve resultados visíveis.

Apesar de alguns estudantes terem mantido a “tradição do furto” deste tipo de viaturas, o que é certo é que os agentes da PSP presentes ao longo do cortejo levaram a que, no final, apenas tivessem “furado” o boicote uma dezena de veículos.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Fernando Paiva afirmou que começou a ser ativista em 2013 “e esperei 10 anos para que um dia como este acontecesse”.

O porta-voz do movimento Não Lixes disse que está de parabéns “a cidadania, a educação e a parte ambiental”. “Isto deve-se, em grande parte, à atitude do presidente da câmara ao anunciar que os carros de supermercado tinham de ser retirados do desfile”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Fernando Paiva

 

Para este reduzido número de carros no final do cortejo, e que dessa forma não acabaram no rio Mondego, muito contribuiu o trabalho feito pelos agentes da PSP espalhados pelo percurso.

A grande maioria terá ficado já na zona universitária, pois ainda foi possível ver um elevado número de carros a transportar bebidas e alimentos para os estudantes.

Houve mesmo um grupo de caloiros de Direito que levou para a zona da Porta Férrea cerca de duas dezenas de carros. As viaturas não devem ter passado deste local, porque este grupo chegou à zona dos Arcos do Jardim já sem este tipo de apoio.

A proibição de circulação de carrinhos de compras no Cortejo da Latada foi anunciada pelo município, recordando ainda que os prevaricadores seriam punidos por lei.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE