Cidade

“Eu tenho um coração doce”

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-10-2016

Contrariamente aquilo que alguns más línguas promovem, (o sr Presidente é um doce) eu tenho um coração doce. Mas porque é doce reage aos ácidos como uma enorme intensidade sempre que é preciso”

PUBLICIDADE

Foi com este delicioso sound bite que Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, começou a conversa com a comunicação social depois de ter inaugurado com Francisco Xavier Ferreira, comandante da Brigada de Intervenção e Carina Gomes, Vereador da Cultura (é dela a voz feminina que aparece neste registo), a  VIII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra.

PUBLICIDADE

Manuel Machado aproveitou o momento para destacar a parceria que a CMC tem com a Brigada de Intervenção, para confessar que não resistiu aos doces expostos no quartel, mas não quis revelar de qual deles é que gosta mais.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se, segundo a CMC, da maior edição de sempre deste certame, que decorre até domingo, 9 de outubro (entre as 10:00 e as 19:00), no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Anna, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra).

Marta Machado saboreia Rosa da Rainha oferecida por Manuel Machado

Marta Machado saboreia Rosa da Rainha oferecida por Manuel Machado

A oitava edição do evento traz a Coimbra perto de quarenta expositores, o que se traduz na maior participação alguma vez registada nesta iniciativa.

Oriundos da Região (Coimbra, Ançã, Tentúgal, Lorvão e Pereira) e de outros pontos do país, representam estabelecimentos comerciais ligados às áreas da Doçaria e Pastelaria e outras Associações/Confrarias do ramo, designadamente das zonas de Alcobaça, Alfeizerão, Amarante, Aveiro, Braga, Cabeceiras de Basto, Caldas de Vizela, Évora, Felgueiras, Lamego, Leiria, Miranda do Corvo, Ovar, Santa Maria da Feira, Régua, Reguengos de Monsaraz, Santarém, Soure e Tomar

Eis a Rosa e a Lágrima da Rainha

Eis a Rosa e a Lágrima da Rainha

A abertura oficial do certame aconteceu às 15:00 deste sábado, mas a animação começou uma hora antes, com um desfile baseado nas tradições do Carnaval de Ovar, uma animação carnavalesca promovida pela Associação de Produtores do Pão de Ló de Ovar, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar.

Carina Gomes também não resistiu a provar a Rosa da rainha oferecida por Arnaldo Baptista.

Carina Gomes também não resistiu a provar a Rosa da rainha oferecida por Arnaldo Baptista.

A organização afirma que o “Momento alto da VIII Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra será a apresentação, domingo, às 15:00, de um novo doce, dedicado aos 500 Anos da Beatificação de Isabel de Aragão”.

A origem desta delícia – “Rosa da Rainha” – resulta de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelos associados da Associação de Doceiros de Coimbra (ADOC) que dignificam, assim, a passagem desta efeméride em honra da Rainha Santa. Criado com recurso a ingredientes tradicionais, o novo doce constitui mais um importante contributo para a preservação e divulgação da história local e da sua relação com o riquíssimo património de sabores e saberes da doçaria coimbrã.

Rosa da Rainha

Rosa da Rainha

A programação do evento integra a 2ª edição do Concurso de Doçaria Conventual e Tradicional, dirigido aos doceiros que integram a Mostra, com a entrega dos Prémios no domingo.

O artesanato ocupa, também, um espaço na iniciativa. Além da Tecelagem de Almalaguês (representada pela Associação Para a Preservação das Tradições Locais “Herança do Passado”), marcam presença os Registos de Santos, pelas mãos da artesã conimbricense Maria José Leal. Haverá, ainda, uma participação editorial da “Colares Editora” (Sintra).

No que respeita aos diversos momentos de animação, a programação de sábado integrou uma atuação do Grupo de Música Popular e Medieval Fonte da Pipa, da “Big Band Rags” (da Tuna Académica da Universidade de Coimbra) e uma intervenção da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, através da atuação do seu grupo de dança “The Season Flowers”.

Fonte da Pipa actuam na Mostra de Doçaria. Hoje não contaram

Fonte da Pipa actuam na Mostra de Doçaria. Hoje não contaram

O serão do dia 8 termina com uma Serenata Futrica, a partir das 22h00, que estará a cargo do Grupo Etnográfico da Região de Coimbra, em conjunto com o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Com abertura do certame às 10h00, no domingo, a animação prolonga-se por todo o período da tarde, com espetáculos pelo grupo “Sax & Companhia” (da Orquestra de Sopros de Coimbra), às 16h00, pelo Gospel Choir (da Amazing Arts/Companhia das Artes de Coimbra), pelas 17h00, e pela Fanfarra do Exército, numa atuação prevista para as 18h00 e que encerrará o evento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE