Mais de 900 profissionais da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra receberam este ano uma formação para promover a humanização dos cuidados, fomentando competências relacionais, éticas e comunicacionais.
“Numa instituição de reconhecido prestígio, a humanização dos cuidados de saúde deve ser assumida como uma prioridade, onde a excelência técnico-científica caminha lado a lado com a excelência ética e relacional do humanismo no cuidar”, destacou a diretora do Serviço de Humanização da ULS de Coimbra, Sílvia Monteiro.
O curso de humanização, criado pela equipa do antigo Gabinete de Humanização e iniciado em março de 2025, tem a duração de um dia e dirige-se a profissionais de diferentes áreas e categorias, tendo chegado a 928 colaboradores até ao momento, revelou hoje aquela ULS.
PUBLICIDADE
Num comunicado enviado à agência Lusa, a Unidade Local de Saúde de Coimbra indicou que a formação aborda temas como comunicação profissional-doente e interprofissional, direitos e deveres dos doentes e o seu impacto na experiência de cuidados ou divulgação de boas práticas de cuidados humanizados, destacando-se o trabalho da equipa de Cuidados Paliativos Pediátricos.
“A humanização não é um conceito abstrato: concretiza-se diariamente em gestos de cuidado, escuta ativa, empatia e compaixão”, exigindo “uma decisão e compromisso pessoal de cada profissional de saúde”, defendeu Sílvia Monteiro, citada na nota.
Já o presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, apontou que “a criação recente do Serviço de Humanização traduz o compromisso firme da instituição em fortalecer uma cultura organizacional assente na escuta ativa, no respeito pelos direitos e pela dignidade da pessoa doente e no reconhecimento do humanismo como fundamento essencial do cuidar”.
O novo serviço tem como pilares de intervenção os cuidados centrados na pessoa doente, cuidar de quem cuida e transformação da cultura organizacional.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados, integrando oito unidades hospitalares e vinte seis centros de saúde, contando com mais de dez mil trabalhadores.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
