Primeira Página

ULS Coimbra é a primeira do país a subscrever uma das melhores ferramentas de apoio à decisão clínica

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 06-02-2024

A ULS Coimbra é a primeira unidade, em Portugal, a subscrever o BMJ BestPractice e o seu Comorbidities Manager, considerado uma das melhores ferramentas mundiais de apoio à decisão clínica, para profissionais de saúde. O BMJ Best Practice fornece orientações, passo a passo, sobre diagnóstico, tratamento e prevenção, sendo diariamente atualizado, através de uma metodologia robusta baseada em evidências e na opinião de especialistas.

PUBLICIDADE

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra frisa que “a ULS Coimbra faz questão de dotar os seus profissionais de saúde de ferramentas que os ajudem no seu trabalho, de forma a assegurar a elevada qualidade e diferenciação dos cuidados de saúde que prestamos”. “Sendo a investigação, o conhecimento científico e a inovação áreas que privilegiamos em todas as nossas unidades de saúde não podíamos deixar de disponibilizar esta ferramenta, uma das melhores do mundo, às nossas equipas”, frisa o responsável, acrescentando que o BMJ Best Practice “estará ao dispor de todos os profissionais de saúde, de todas as unidades, da ULS Coimbra”.

“Neste novo modelo de Unidade Local de Saúde, que visa incrementar a proximidade e a integração de respostas, o recurso a ferramentas que nos permitam otimizar recursos faz ainda mais sentido”, destaca Cláudia Nazareth, Diretora Clínica da ULS Coimbra, acrescentando: “também por esse motivo, mas especialmente porque sabemos que o BMJ Best Practice ajudará a nossa equipa a prestar melhores cuidados de saúde, é com satisfação que disponibilizamos esta 

PUBLICIDADE

ferramenta aos nossos profissionais, principalmente quando somos os primeiros do país a fazê-lo”.

Para Helena Donato, Diretora do Serviço de Documentação e Informação Científica da ULS Coimbra, “dar aos nossos profissionais de saúde acesso ao BMJ Best Practice, para apoio à prática clínica, é uma forma de dotá-los de uma ferramenta muito útil que vai ajudá-los a responder às necessidades dos doentes, complexas e em constante desenvolvimento. É, também, uma forma de maximizar recursos e, consequentemente prestar melhores cuidados, com melhores resultados para os nossos doentes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para garantir que a ferramenta chega a todos e é corretamente utilizada, a BMJ Best Practice disponibilizou aos profissionais da ULS Coimbra um curso online de “Introdução ao BMJ Best Practice e ao Gestor de Comorbilidades”, para um melhor entendimento de como os algoritmos de tratamento e o Comorbidities Manager podem ajudar nas diferentes etapas da prestação de cuidados. A formação decorreu no dia 1 de fevereiro, e contou com a participação de cerca de meio milhar de profissionais de saúde desta Unidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE