Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

UberEats enaltece apoio à restauração em resposta a acusação de abusos nas taxas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-11-2020

A UberEats, empresa de entrega de refeições, reagiu hoje a acusações da organização Deco/Proteste sobre abuso de poder de mercado, na cobrança de taxas à restauração, afirmando estar empenhada “em apoiar os restaurantes”.

PUBLICIDADE

“Estamos empenhados em apoiar os restaurantes e as milhares de pessoas que deles dependem para trabalhar, sendo este um serviço essencial neste momento difícil”, afirmou fonte oficial da Uber, em resposta escrita à Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

A reação surgiu pouco depois de a organização Deco/Proteste denunciar suspeitas de harmonização nas taxas cobradas à restauração, pela UberEats e pela Glovo, e expor a situação à Autoridade da Concorrência (AdC).

A Uber Eats responde ainda com o lançamento, no início da crise pandémica, de um “plano de apoio com várias iniciativas para ajudar os parceiros de restaurantes, especialmente proprietários de pequenos negócios, concentrando o nosso investimento em medidas que aumentem a procura” dos seus parceiros.

PUBLICIDADE

A acusção da Deco/Proteste, uma organização que desenvolve estudos e pareceres na área de defesa do consumidor, é a de abuso de poder de mercado devido à comissão cobrada pelo serviço e do valor de entrega, além de taxas adicionais que a organização diz estarem a aumentar a fatura dos consumidores.

“A pressão exercida pela Glovo e UberEats sobre os restaurantes, através das elevadas comissões, tem impacto para os consumidores, seja no aumento de preços, seja na oferta disponibilizada”, afirmou a organização, em comunicado hoje divulgado, contestando assim aquilo a que chama de uma “harmonização de taxas em alta”.

Após uma análise aos acordos das plataformas de entrega de refeições, a organização diz ter constatado que as comissões cobradas pela UberEats aos vendedores para o serviço (comissão), variava entre os 15% e os 30% e que, a par deste valor, existiam uma “taxa de ativação” e/ou um “taxa por danos” e/ou uma “taxa de assinatura” por cada artigo vendido através da plataforma.

Já as comissões cobradas pela plataforma Glovo aos vendedores atingiam 35% sobre as vendas obtidas pelos comerciantes através da app, contudo o ‘contrato de partner Glovo para utilização da app’ tem ainda uma cláusula que determina que esta taxa se aplica “sem prejuízo das restantes condições financeiras”.

“A Deco Proteste exige a revisão das taxas aplicadas, alertando que os valores taxados por ambas as plataformas importam o esmagamento das margens de rentabilidade dos restaurantes – conduzindo mesmo a situações de prejuízo, ou o aumento dos preços, com efeito para os consumidores”, conclui também no comunicado hoje divulgado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com