Coimbra

Troca sonho de ser militar para realizar desejos de turistas

Susana Brás | 3 meses atrás em 30-01-2024

Flora Neves é de Miranda do Corvo e abraçou em 2015 a profissão de concierge, desde então a missão é “realizar sonhos” a quem visita Portugal.

PUBLICIDADE

A ex-aluna da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra esteve, esta terça-feira, 30 de janeiro, nas instalações da instituição para falar do seu caso de sucesso no âmbito da iniciativa Boarding Pass 2024.

De 2012 a 2014 ingressou no curso de Gestão Hoteleira e Alojamento e desde setembro de 2022 trabalha no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa como concierge, onde atende as necessidades básicas e especiais dos hóspedes.

PUBLICIDADE

Ao Notícias de Coimbra a jovem de 35 anos contou que a sua função “é fazer acontecer as coisas, realizar sonhos de clientes, bem como tratar de assuntos mais práticos”.

Para esta mirandense, que um dia sonhou com uma carreira militar na força aérea, o gosto por viajar atirou-a aos 25 anos para esta área.

PUBLICIDADE

publicidade

“Fazer uma reserva num restaurante, organizar um passeio de helicóptero, ou até ajudar a encontrar um agente imobiliário ou um contabilista para o cliente são as funções do departamento de concierge”, explica Flora Neves.

“Esta profissão existe na hotelaria para tornar a vida do hóspede mais fácil e ajudá-lo a criar memórias inesquéciveis”, conta.

Questionada quais os pedidos mais inusitados, a jovem relata que já teve solicitações como “reservar restaurantes para grupo restritos , ou uma ida ao El Corte Inglés, conseguindo abrir o espaço cerca da uma da manhã apenas para esse cliente que queria comprar uma toalha”.

“Tudo é possível no mundo do concierge com os contactos certos”, nota, sublinhando que “nunca se diz não a um cliente”.

Flora Neves é vice-presidente da Associação Portuguesa de Porteiros de Hotel, denominada Chaves de Ouro de Portugal, que representa os profissionais do sector.

“Em abril deste ano tenho o privilégio de representar pela primeira vez Portugal no concurso de melhor concierge do mundo, que vai acontecer em Bali”, sublinha a mirandense.

A turma finalista do Curso de Gestão Hoteleira e Alojamento da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra realiza esta terça-feira a 9.ª edição do Boarding Pass 2024, um evento tipo fórum carreiras  e feira de empregabilidade.

A iniciativa “promove a relação entre as empresas do setor do Turismo e Hotelaria e os futuros profissionais do setor ou outros interessados que procuram oportunidades de trabalho nesta área”, salienta o diretor da instituição.

São cerca de 20 grupos empresariais que estão presentes, frisa José Luís Marques, referindo que o Boarding Pass já é considerado um evento âncora da escola, fazendo a ligação ao mercado de trabalho e às empresas”.

Clique na fotogaleria para ver o Boarding Pass 2024:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE