Coimbra

Travessa António Jardim: “Jogo do empurra” entre Câmara de Coimbra e Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-11-2022

O Notícias de Coimbra noticiou a 27 de outubro a falta de limpeza, o piso degradado e as estruturas em risco de queda na Travessa António Jardim, em Coimbra. Duas moradoras daquela travessa denunciaram a situação à redação do NDC. A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais diz que já informou a Câmara e a Câmara adianta que a competência é da Junta. 

“Não aparece aqui ninguém para corrigir a rua, apesar das inúmeras queixas que faço à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e à Câmara Municipal de Coimbra há já 8 anos. São muros em risco de cair, é o piso degradado, são bichos e esta rua que não tem limpeza” disse ao NDC, no dia 27 de outubro, Graça Lopes moradora no número 13 da Travessa António Jardim.

PUBLICIDADE

publicidade

Contactada pelo Notícias de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra alega que a limpeza é da competência da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e explica: “de acordo com o Auto de Transferência de Competências, a limpeza da Travessa António Jardim é da competência da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais”. A autarquia informa ainda, em resposta escrita enviada ao NDC, que “a 24 de junho de 2022, a Divisão de Saúde e Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra remeteu para a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais uma reclamação que foi recebida nos serviços camarários, que se prendia com a necessidade de limpeza urbana do arruamento mencionado”.

PUBLICIDADE

Na altura, o Notícias de Coimbra também falou com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais que disse ter “conhecimento da situação”. O presidente Francisco Rodeiro referiu que “as queixosas têm razão” e que já “foi elaborado um relatório com o vogal técnico onde dá conta dos vários perigos existentes nessa travessa. O relatório que foi elaborado a 30 de agosto e entregue à Câmara Municipal de Coimbra a 8 de setembro, refere uma eventual derrocada, o arruamento e que parte da estrutura já ruiu”.

A Junta adianta que tem mostrado “preocupação com o caso, tem feito várias deslocações ao local, tem averiguado e tem falado com a Câmara”, contudo, assegura que “a responsabilidade recai sobre a autarquia”.

Certo é que a situação continua por se resolver. A Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais “empurra” as responsabilidades para a autarquia e a Câmara de Coimbra diz que a competência é da Junta.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE