Coimbra

Moradoras de Coimbra alertam para perigo na “travessa do desespero” (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-10-2022

Falta de limpeza, piso degradado e estruturas em risco de queda são algumas queixas que levaram Graciete Vieira e Graça Lopes, moradoras na Travessa António Jardim, em Coimbra, a denunciar o caso ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Não aparece aqui ninguém para corrigir a rua, apesar das inúmeras queixas que faço à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e à Câmara Municipal de Coimbra há já 8 anos. São muros em risco de cair, é o piso degradado, são bichos e esta rua que não tem limpeza” disse ao NDC, Graça Lopes, moradora no número 13 da Travessa António Jardim.

“Moro aqui há oito anos e a travessa vai degradando, mando fotos e não obtenho resposta por parte de ninguém, inclusive, já cá veio o ex-presidente da Câmara Municipal, e até agora quase nada foi feito” conta a residente ao Notícias de Coimbra, acrescentando que, recentemente “a autarquia esteve cá a colocar uma sinalização e isto … uns remendos na estrada”.

PUBLICIDADE

publicidade

Graça Lopes diz mesmo que já deu duas quedas e que o acesso da travessa é fundamental: “O meu marido depende de mim e eu para subir esta ladeira mal e porcamente arranjada não aguento. Nem as crianças podem vir brincar. É um perigo”. Graça e Graciete contam ao Notícias de Coimbra que “até os correios se enganam”.

A moradora da Vila Freitas, na Travessa António Jardim, Graciete Vieira queixa-se da falta de limpeza e do acumular de sujidade: “Tenho um terreno atrás da minha casa, onde andam lá cobras, ratos e nada é feito”.

PUBLICIDADE

As moradoras temem que a situação se agrave. “Com a chuva vai piorar, estamos só à espera que os prédios venham por aí abaixo”, referem.

Indignadas questionam: “O que é feito dos nossos dinheiros, das nossas contribuições?”.

Esperançosa, Graça Lopes confessa que gostaria de ter a casa mais cheia, mas não é possível, porque “as visitas não querem estacionar aqui os carros. Têm medo”. Já a moradora da Vila Freitas alerta para o facto de “nenhuma ambulância passar” por ali. “Se houver alguma fatalidade ficamos aqui”, sustenta.

A residente do número 13 lamenta o facto de a rua estar assim e que passados oito anos ainda continue: “Se eu soubesse o que sei hoje nem tinha comprado a casa”.

O desejo destas moradoras e de outros residentes da Travessa António Jardim é que o problema seja resolvido.

O Notícias de Coimbra contactou a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais que diz ter “conhecimento da situação”.

Francisco Rodeiro, presidente desta junta diz que “as queixosas têm razão” e que já “foi elaborado um relatório com o vogal técnico onde dá conta dos vários perigos existentes nessa travessa. O relatório que foi elaborado a 30 de agosto e entregue à Câmara Municipal de Coimbra a 8 de setembro, refere uma eventual derrocada, o arruamento e que parte da estrutura já ruiu”.

A junta de freguesia diz que tem mostrado “preocupação com o caso, tem feito várias deslocações ao local, tem averiguado e tem falado com a Câmara”, contudo, “a responsabilidade recai sobre a autarquia”.

Até ao momento, o Notícias de Coimbra não obteve resposta por parte da Câmara Municipal de Coimbra.

Veja aqui o vídeo do NDC:


 

Veja aqui as imagens da Travessa António Jardim:

Travessa António Jardim

Image 1 of 10

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE