Coimbra

Transportes Urbanos de Coimbra preveem comprar 15 novos autocarros em 2024

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 24-11-2023

O orçamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para 2024, com um valor global de 29,4 milhões de euros, prevê a aquisição de 15 novos autocarros ‘standard’, afirmou hoje o município.

PUBLICIDADE

A proposta de orçamento, que será votada e analisada na reunião do executivo de segunda-feira, refere também que a rede dos SMTUC em 2024 terá 110 linhas, servidas por 106 autocarros e miniautocarros, quatro miniautocarros elétricos e híbridos, referiu a Câmara de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para 2024, os SMTUC apontam para um número de passageiros de 11,7 milhões e a idade média da frota será de 11,2 anos.

PUBLICIDADE

“No que respeita ao orçamento para 2024, o mesmo continuará pautado por fortes restrições financeiras, em resultado da atual conjuntura desfavorável e da elevada incerteza quando à evolução das receitas, assentando num montante de receita e despesa Total previstas de 29.377.829 euros, ligeiramente inferior ao do ano passado”, refere a proposta.

O documento perspetiva “que 55,6% do total da receita corrente resulte da venda de bens e serviços correntes, multas e outras penalidades”.

PUBLICIDADE

publicidade

“No ano de 2024 prevê-se, de acordo como o documento, dar continuidade à política de renovação da frota e de incentivo à utilização do transporte público definida pelo conselho de administração dos SMTUC, estando prevista a aquisição de 15 novos autocarros standard ou médios, ao mesmo tempo que serão abatidos os autocarros mais antigos e menos eficientes energeticamente”, salientou o município.

Para o próximo ano, prevê-se que o efetivo dos SMTUC seja de 551 trabalhadores, mais três do que em 2023.

“Em relação ao Plano Plurianual de Investimentos (PPI), estruturado em quatro objetivos estratégicos e respetivos programas, apresenta um valor total de 27,5 milhões de euros, com financiamento definido de 7 milhões de euros”, aclarou a autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE