Câmaras

Trabalhadores dos transportes de Coimbra protestam no sábado pela renovação da frota

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-02-2014

A delegação de Coimbra do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) convocou um protesto em defesa do serviço público, para sábado, às 09:00, em frente das instalações dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

As razões que levaram à convocação desta ação de protesto e vigília “são a defesa dos postos de trabalho, a melhoria das condições de trabalho e a renovação da frota”, disse à agência Lusa Aníbal Martins, delegado regional do STAL.

“Com as últimas administrações, houve uma degradação da frota dos SMTUC e não se adquiriram novas”, contou Aníbal Martins, explicando que “há motoristas parados” por falta de autocarros.

PUBLICIDADE

O delegado regional alertou que, “sem uma alteração da gestão, os postos de trabalho ficam em risco”.

Apesar de também ser necessário melhorar “os setores oficinais, que têm carências de melhoria das instalações e falta de profissionais”, a questão fundamental “é a renovação da frota”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há muito que reivindicamos a renovação e melhoria da frota” de autocarros dos SMTUC, afirmou Aníbal Martins, considerando que a “situação é catastrófica”.

Segundo o delegado de Coimbra do STAL, a “asfixia financeira” que os serviços municipalizados e autarquias sofrem é a principal razão para a não renovação da frota.

Contudo, “as anteriores administrações [dos SMTUC] também tiveram uma grande culpa”, por não terem “preparado os SMTUC e por não os terem feito evoluir”.

A ação de protesto, que foi agendada após um plenário de trabalhadores, no dia 28 de janeiro, deverá decorrer, de acordo com Aníbal Martins, até às 12:00.

Como não foi entregue pré-aviso de greve, participam “os trabalhadores que não estão escalados para trabalhar” nesse sábado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE