Desporto

Trabalhadores do desporto da câmara de Coimbra fazem greve. Querem ver cumprida promessa eleitoral

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 09-11-2023

Cerca de duas dezenas de trabalhadores da área do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra vão iniciar na próxima segunda-feira, 13 de novembro, uma greve de um mês “às duas primeiras (ou duas últimas) horas de cada turno”. Funcionários exigem cumprimento de “promessa eleitoral” do presidente da câmara.

PUBLICIDADE

Em nota enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), é referido que José Manuel Silva, “enquanto candidato ao cargo, (prometeu) que caso fosse eleito lhes pagaria o abono para falhas, em dívida entre os anos de 2013 e 2017”.

Recorde-se que “desde 2013” estes trabalhadores “solicitaram o abono para falhas, abono este a que têm direito por lei por manusearem dinheiro na sua atividade laboral diária”. Devido às respostas negativas “por parte dos vários executivos, a ação avançou para tribunal”, tendo “após algumas lutas, e com o processo em tribunal, decidido o executivo PS pagar o abono para falhas a partir de 2017, esquecendo os anos anteriores”.

PUBLICIDADE

A coordenadora Luísa Maria Silva refere, na nota, que no “decorrer de uma greve em 2019 pelo pagamento dos valores em atraso, o atual presidente da câmara reuniu com o STAL para conhecer o processo, sendo da opinião de que a razão estava do lado dos trabalhadores”.

Mais tarde, e “em plena campanha eleitoral, nas últimas eleições autárquicas, o então candidato José Manuel Silva prometeu aos trabalhadores, numa visita ao Complexo Olímpico das Piscinas, que caso fosse eleito pagaria o abono para falhas em falta, pois era um direito dos trabalhadores”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O presidente foi eleito, mas a promessa eleitoral desapareceu, caindo provavelmente num dos mil buracos que a cidade tem. Se foi possível pagar o valor desde 2017 com o processo em tribunal, porque não pagar os anos anteriores?”, questiona o STAL.

Desta forma, avançam a partir de 13 de novembro com “uma greve de um mês às duas primeiras (ou duas últimas) horas de cada turno, no Complexo Olímpico de Piscinas, Piscinas Municipais Rui Abreu, Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição, Pavilhão Mário Mexia e Pista de Atletismo”.

O sindicato e os trabalhadores “pedem desculpa à população pelo incómodo causado, mas apelam à compreensão e apoio de todos para que recebam o dinheiro em falta e assim possam prosseguir com as condições necessárias o cumprimento do serviço público”

O Notícias de Coimbra solicitou um esclarecimento por parte da autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE