Vamos

Torre de Almedina reabriu hoje com novos conteúdos e equipamento multimédia interativo

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-04-2021

O Núcleo da Cidade Muralhada, instalado na Torre de Almedina, reabriu hoje ao público, com novos conteúdos, equipamentos multimédia interativos e integrativos. Uma modernização da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, parcialmente financiada pelo programa Promuseus19, que possibilita a todos os visitantes ficarem a conhecer melhor a história de Coimbra, a sua muralha medieval e a forma como essa condicionou a organização urbana da cidade, num ambiente mais dinâmico e apelativo, que permite uma apreensão mais intuitiva. Na reabertura deste espaço ao público, que ocorreu esta manhã, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, agradeceu o contributo dos professores universitários Walter Rossa e Luísa Trindade, que desenharam a nova maqueta, destacando a contínua cooperação ativa das escolas superiores em atividades municipais que são de relevante importância.

PUBLICIDADE

O Núcleo da Cidade Muralhada, instalado na Torre de Almedina, em pleno centro histórico de Coimbra, pretende dar a conhecer a muralha medieval e a forma como essa influenciou a organização urbana de cidade. A renovação do núcleo possibilitou a modernização dos recursos multimédia e a preservação da arquitetura e dignidade do edifício, permitindo a interação entre o dispositivo multimédia e a maqueta da muralha da cidade, atualizada de acordo com os recentes achados. Foi ainda construída uma segunda maqueta que pode ser tateada por visitantes invisuais. A coordenação do desenho técnico da nova maqueta foi realizada pelo professor universitário Walter Rossa e a sua elaboração teve o acompanhamento da professora universitária Luísa Trindade, em conjunto com outros investigadores de Coimbra e os serviços municipais.

Foi por aí que Manuel Machado iniciou a sua intervenção esta manhã, na reabertura pública deste núcleo. O autarca agradeceu o contributo daqueles professores universitários, destacando a contínua “cooperação ativa das escolas superiores de Coimbra em atividades municipais que são de relevante importância”.

PUBLICIDADE

O presidente da CM Coimbra mostrou-se ainda satisfeito com os melhoramentos que foram realizados neste núcleo museológico, demonstrando que durante o confinamento as equipas municipais estiveram a trabalhar “apesar das contrariedades e dos medos”. “A cidade apresenta-se com coisas novas e evidencia coisas antigas que são extremamente valiosas”, concluiu.

Na apresentação estiveram também presentes a vereadora da Cultura e Turismo da CM Coimbra, Carina Gomes, a diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, Maria de Lurdes Craveiro, o curador do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, José Maçãs de Carvalho, e funcionários municipais.

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção passou pela renovação de textos (agora disponíveis em cinco idiomas: português, inglês, castelhano, francês e italiano), atualização de imagens, produção de duas novas maquetas e a substituição de um LCD por uma tela de 540cm, onde são projetadas imagens enquanto na maqueta se indicam os principais elementos medievais. Através de ecrã touch, o visitante poderá selecionar o tipo de viagem e conhecimento a apreender, podendo escolher ver apenas um dos filmes mais genéricos ou aprofundar cada um dos pontos, consoante o seu interesse. O visitante poderá, ainda, acionar a aplicação que interage com a maqueta, projetando um filme na tela de imagens reconstitutivas e atuais dos elementos mais marcantes da muralha e da cidade, de forma a realizar, assim, uma viagem virtual pela Coimbra Medieval, dos meados do século XIII.

Este projeto foi parcialmente financiado pelo programa Promuseus19, promovido pela Rede de Museus, organismo da Direção Geral do Património Cultural. O investimento realizado totaliza 36.154,62 €, tendo sido atribuído pela Direção Geral do Património Cultural um apoio financeiro no valor de 22.327,76 €.

O Núcleo da Cidade Muralhada, na Torre de Almedina, está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e sábados das 10h00 às 13h00, enquanto vigorar em território nacional a obrigação de recolhimento aos sábados, domingos e feriados a partir das 13h00.

Recorde-se que a reabertura do Museu Municipal de Coimbra, que integra o Edifício Chiado, a Torre de Almedina e a Torre de Anto, e de todos os outros espaços expositivos do concelho aconteceu hoje, na sequência do plano de desconfinamento progressivo anunciado pelo Governo no passado dia 11 de março e no cumprimento de todas as normas e diretivas impostas pelas autoridades de saúde no combate à propagação da pandemia da COVID-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE