Portugal

Timoneiro da embarcação naufragada em Tróia resgatado com vida tem 62 anos

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 semanas atrás em 07-04-2024

Imagem: DR

O tripulante resgatado com vida da embarcação de recreio que naufragou ao largo de Tróia, concelho de Grândola (Setúbal), tem 62 anos e, entre os quatro desaparecidos, há um rapaz de 12 anos, revelou a Polícia Marítima.

PUBLICIDADE

O capitão do Porto de Setúbal e comandante-local da Polícia Marítima, Serrano Augusto, disse à Lusa que as cinco pessoas que seguiam na embarcação “eram da zona de Santiago do Cacém”, também no litoral alentejano.

“Tanto o timoneiro, de 62 anos, que foi a pessoa resgatada com vida, como os quatro passageiros, são portugueses e da zona de Santiago do Cacém”, frisou.

PUBLICIDADE

Os desaparecidos “são todos do sexo masculino”, revelou também à Lusa o comandante que, apesar de reconhecer que, por enquanto, não sabe se existem relações de parentesco entre os quatro, “há um pai e um filho, o rapaz de 12 anos”.

Serrano Augusto explicou também que “a embarcação de recreio terá naufragado pelas 07:00, a cerca de milha e meia” ao largo de Tróia, embora o alerta só tenha sido recebido “por volta das 10:00”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A embarcação naufragou e afundou completamente”, acrescentou, referindo que “há objetos e apetrechos” do barco que “estão à tona da água nas proximidades”.

Em comunicado divulgado entretanto, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) confirmou que a embarcação terá naufragado esta manhã “a cerca de uma milha e meia (aproximadamente três quilómetros) ao largo de Tróia”.

“A Autoridade Marítima Nacional encontra-se a efetuar buscas por três adultos e uma criança de 12 anos que se encontram desaparecidos no mar”, disse a mesma entidade.

Após o alerta, recebido às “10:05”, foram ativados de imediato para o local “uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal e uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sesimbra”, precisou a AMN, indicando que decorrem ainda buscas em terra, que mobilizam elementos dos bombeiros de Grândola e do posto da Comporta da GNR.

“Foram ativados para o local um navio da Marinha Portuguesa e uma aeronave da Força Aérea Portuguesa”, pode também ler-se no comunicado.

Nas declarações à Lusa, por volta das 13:10, Serrano Augusto indicou que estava a chegar ao local um helicóptero Koala da Força Aérea Portuguesa (FAP) para participar nas buscas.

O timoneiro da embarcação naufragada “foi resgatado por uma embarcação que se encontrava nas proximidades”, informou a AMN, que assinalou ainda que o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio.

Em declarações à Lusa, esta manhã, o comandante-local de Setúbal da Polícia Marítima admitiu que a embarcação possa ter-se virado quando foi alvo de “um golpe de mar, que fez com que os passageiros tivessem sido ‘cuspidos’ para a água”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE