Coimbra

Three Strikes: SEF caça Borman, o homem que fabricava Marlboro com mão de obra ilegal

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 12-10-2023

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a colaboração da Polícia Judiciária (PJ), deteve, esta manhã, no concelho de Sintra, um cidadão estrangeiro, líder de um grupo criminoso com células em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Ucrânia e Moldávia.

PUBLICIDADE

No decurso da investigação denominada ‘Three Strikes’, que indicia a prática dos crimes de falsificação de documentos, associação criminosa, fraude fiscal, contrabando transnacional de tabaco e violação de interdição de entrada em Espaço Schengen, foram realizadas buscas domiciliárias e a viaturas.

“Sobre o detido, de 50 anos, pende uma indicação Schengen de não admissão em Espaço Schengen, inserida por Portugal, e um mandado de detenção europeu, inserido pelas autoridades espanholas, por fortes indícios da existência de uma organização criminosa estruturada e permanente ao longo do tempo, dirigida pelo agora detido, e com ramificações internacionais. Esta organização criminosa montou num armazém em Ourense, Espanha, uma fábrica ilegal de cigarros da marca Marlboro, usando mão de obra ilegal”, adianta o SEF.

PUBLICIDADE

“Desde 2002 que este cidadão estrangeiro era já conhecido pelas autoridades portuguesas, pelo nome de ‘Borman’, como líder de um grupo criminoso que angariava cidadãos oriundos sobretudo da Ucrânia e Moldávia. Estes eram trazidos para Portugal onde, supostamente, lhe prometiam trabalho e melhores condições de vida. Durante o percurso até nosso país, em carrinhas, os imigrantes eram regularmente intercetados em bombas de combustíveis por elementos da rede, já acordadas com os motoristas, e extorquidos ao longo da viajem, mediante ameaças e violência que ,muitas das vezes, se concretizava”, acrescenta esta polícia.

À chegada a Portugal, os imigrantes eram despojados dos seus pertences, documentos e dinheiro, ficando à mercê da rede criminosa. Os homens aguardavam colocação em obras de construção civil, enquanto as mulheres eram colocadas em casas de alterne e de prostituição.

PUBLICIDADE

publicidade

Aqui, eram obrigados a pagar, sob ameaças e agressões, metade do seu ordenado sob o pretexto de uma alegada proteção contra outros mafiosos.

Em maio de 2002, o agora detido foi condenado pelo Tribunal de Cascais a 18 anos de prisão, pela prática dos crimes de associação criminosa, sequestro, extorsão, detenção de arma proibida, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos. Mais tarde, em 2018, é condenado num outro processo a 8 anos de prisão, pela prática dos crimes de falsificação de documentos, com pena acessória de expulsão pelo período de 10 anos, com interdição de entrada em Portugal, a qual violou.

A operação ‘Three Strikes’ contou com 15 inspetores do SEF e 4 da PJ, tendo sido apreendidos vários documentos falsificados, 55 mil euros em dinheiro e duas viaturas.

O detido será agora presente ao Tribunal da Relação competente para ulteriores trâmites processuais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE