A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove, anualmente, o Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico designado A TERRA TREME.
Em 2025, a iniciativa assinala a sua 13.ª edição e está marcada para o dia 5 de novembro, às 11:05, em Coimbra. A data coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day), reforçando a importância da preparação e sensibilização para os riscos naturais.
Durante o exercício são praticados os “3 Gestos que Salvam” — BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – com o objetivo de capacitar a população para agir de forma adequada e eficaz em caso de sismo.
PUBLICIDADE
A TERRA TREME dispõe de uma plataforma digital própria onde é disponibilizada informação atualizada e onde os participantes devem efetuar a sua inscrição.
Os objetivos da iniciativa passam por reforçar a capacitação da população sobre os comportamentos a adotar antes, durante e após um sismo, promover o debate sobre o risco sísmico, incentivando a preparação individual e coletiva da população, expandir o projeto para além da comunidade escolar; garantir acessibilidade e inclusão, produzindo materiais em língua gestual portuguesa; e assegurar sustentabilidade, privilegiando materiais recicláveis e soluções digitais em complemento ao merchandising físico.
O foco principal do exercício A TERRA TREME mantém-se na população escolar, em especial os alunos do ensino básico, pelo seu papel de agentes multiplicadores de conhecimento junto da família e comunidade. Contudo, o objetivo é alargar o leque dos participantes, nomeadamente envolvendo outras áreas/sectores da sociedade: empresas, lares de idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência e público em geral, com o objetivo de promover uma cultura de segurança e fortalecer a resiliência individual e coletiva da população.
Recorde-se no ano passado o exercício foi realizado em Oliveira do Hospital e há dois anos em Montemor-o-Velho.
PUBLICIDADE