Região

Terra treme(u) em Montemor-o-Velho. Dois jovens evacuados na Escola Profissional

António Alves | 5 meses atrás em 14-11-2023

Dois alunos foram esta terça-feira, 14 de novembro, evacuados do interior da Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego em Montemor-o-Velho. Esta situação ocorreu no âmbito do exercício público de sensibilização para o risco sísmico denominado “A Terra Treme”.

PUBLICIDADE

O alerta teve lugar às 11:14 e, tal como indicam os procedimentos de segurança para este tipo de acidente, os estudantes que se encontravam nas salas de aula desta escola fizeram os três gestos: baixar, proteger e aguardar. Foi assim que estiveram durante um minuto e, depois da ordem dada pelo professor na sala, tiveram de sair ordeiramente para o exterior do edifício.

Foi cá fora que os docentes repararam que faltavam dois alunos, um deles de mobilidade reduzida. Chamados os bombeiros locais, os elementos da corporação fizeram buscas no piso 0 tendo encontrado um deles no interior da sala. Com o máximo cuidado, este jovem do sexo masculino foi transportado com sucesso para o exterior da escola.

PUBLICIDADE

O outro aluno, do sexo feminino, encontrava-se no piso superior e, por receio, não seguiu os colegas na saída da sala. O “colapso” das escadas obrigou os elementos da corporação a terem de fazer o resgate pelo exterior. Um trabalho demorado, mas feito com total sucesso.

A acompanhar este exercício esteve o 2.º comandante sub-regional de Proteção Civil da Região de Coimbra, Nuno Seixas. Em declarações ao Notícias de Coimbra, o responsável fez um balanço bastante positivo desta ação. “Trata-se de um evento sísmico que é raro de acontecer, mas que pode ter consequências desastrosas. Treinar junto da população escola é muito importante”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Nuno Seixas

O exercício “A Terra Treme” realiza-se todos os anos no dia 14 de novembro às 11:14. Dura apenas um minuto e tem como objetivo sensibilizar para o risco sísmico.

Na prática, pretende dar a conhecer à população o que “fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o início do exercício

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a saída ordeira dos alunos

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a busca, resgate e salvamento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE