Mundo

Tempestade de inverno causa pelo menos três mortos e cortes de energia nos EUA

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 10-01-2024

A primeira tempestade de inverno do ano nos Estados Unidos, com ventos fortes, tornados e nevões que atingiram em particular o centro e sudeste, causou pelo menos três mortos e cortes de energia, que afetaram cerca de 300.000 pessoas.

PUBLICIDADE

Uma pessoa morreu no condado de Clayton, no Estado da Geórgia, quando uma árvore caiu no para-brisas da sua viatura, enquanto os tornados causaram duas mortes em comunidades habitacionais pré-fabricadas, uma no condado de Catawba (Carolina do Norte) e outra no condado de Houston (Alabama), de acordo com os meios de comunicação social norte-americanos.

A tempestade afetou gravemente o Estado da Florida, onde, pelas 12:00 (17:00 de Lisboa), 92.935 pessoas estavam sem energia.

PUBLICIDADE

Também habitantes da Carolina do Norte (63.853), Geórgia (62.497), Pensilvânia (47.967) e Alabama (32.389) ficaram sem energia, segundo o ‘site’ PowerOutage.us, que monitoriza a rede elétrica nos EUA.

As principais ameaças são fortes rajadas de vento, granizo e tornados, eventos que mantém alertas no norte da Florida, no sudeste da Geórgia e em grande parte da Carolina do Norte.

PUBLICIDADE

publicidade

O Serviço Meteorológico Nacional norte-americano já relatou vários tornados na Florida, e os serviços de emergência reportaram “danos significativos” em algumas cidades como Panama City Beach ou Bay County, onde algumas casas desabaram e estradas foram cortadas.

Por outro lado, fortes nevões cobriram áreas desde o norte do Texas até aos Grandes Lagos, perto da fronteira com o Canadá, na madrugada de hoje, deixando 18 milhões de pessoas em alerta de neve.

Até agora, mais de 40 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão em alerta máximo devido a tempestades, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades, e cerca de metade da população está em alerta para fortes rajadas de vento, que se estendem pelo sul e nordeste.

A agência meteorológica dos EUA alertou que esta situação é “particularmente perigosa”.

Por outro lado, o risco de inundações é grande em zonas onde as chuvas fortes são mais intensas, e os meteorologistas alertaram que as tempestades podem causar inundações desde a Florida até ao sul do Maine.

Bob Oravec, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, realçou ao Wall Street Journal que durante as próximas 24 a 48 horas, fortes chuvas também atingirão os estados do leste, e alertou para o risco de inundações em grandes áreas urbanas como Washington D.C., Nova Iorque e Boston.

Além disso, as áreas que acumularam mais neve durante a tempestade do fim de semana passado serão as mais vulneráveis a potenciais inundações.

Especialistas pediram à população que evite sair de casa em cidades costeiras como Nova Iorque, em alerta para ventos fortes esta noite, que podem atingir o Estado com rajadas de mais de 100 quilómetros por hora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE