Saúde

Técnicos de Emergência acusam INEM de não pagar horas de formação em dias de folga

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-08-2022

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou hoje que o INEM, apesar de se ter comprometido, não está a pagar as horas de formação ministradas em dias de folga e vai pedir a intervenção do Governo.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o STEPH diz que o departamento de gestão e recursos humanos “está a negar o pagamento das ajudas de custo aos trabalhadores”, que para cumprir a referida formação se viram obrigados a percorrer milhares de quilómetros em viatura própria, “contrariando todas as informações que haviam prestado no início da formação”.

Segundo referiu à Lusa o presidente do sindicato, aos trabalhadores que pediram para ir em viatura própria para a formação, “por questões familiares”, uma vez que era ministrada em dias de folga, e em que essa situação foi autorizada e paga “estão a pedir a devolução das verbas”.

PUBLICIDADE

Rui Lázaro explicou ainda que a formação apenas é ministrada em três locais – Lisboa, Porto e Coimbra – e que “os trabalhadores de Chaves, Mogadouro, ou Algarve, por exemplo, como estão longe, e alguns têm filhos, pediram previamente para usar viatura própria e isso foi autorizado”.

“Agora estão a pedir a devolução dos valores”, disse o responsável, acrescentando que o sindicato vai igualmente apresentar uma queixa por falsificação de documento, pois foram alteradas as folhas da Casa da Moeda onde os trabalhadores registam esta despesa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os trabalhadores preencheram os quilómetros e há casos em que esses documentos foram adulterados e os valores substituídos por despesa em transporte público”, explicou.

O STEPH considera que “reter honorários dos trabalhadores que dispuseram do seu tempo livre para poderem prestar mais e melhores cuidados aos portugueses é vergonhoso e inqualificável” e diz que vai pedir a intervenção da ministra da Saúde.

“Nos próximos dias será requerido por esta estrutura sindical à Exma. Sra. Ministra da Saúde a sua intervenção no INEM, para que os seus profissionais não continuem a ver subtraídos os seus direitos, numa política de gestão de recursos humanos que, infelizmente e para prejuízo dos portugueses, cada vez mais afasta profissionais do Instituto”, escreve o STEPH.

A agência Lusa pediu esclarecimentos ao INEM, mas até ao momento não recebeu resposta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE