Portugal

Teatro dos Aloés estreia na Amadora peça “O teatro ambulante Chopalovitch”

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 17-11-2023

Imagem: Reprodução Facebook @TeatroDosAloés

O Teatro dos Aloés estreia sábado, no auditório dos Recreios da Amadora, a peça “O teatro ambulante Chopalovitch”, do poeta e dramaturgo sérvio Lioubomir Simovitch.

PUBLICIDADE

A peça “induz a uma reflexão sobre o estado do mundo e apela a uma forma de resistência perante a adversidade”, referiu a companhia de teatro a propósito da peça encenada por Jorge Silva.

A ação da peça situa-se em 1941 e gira em torno de uma companhia teatral na cidade sérvia de Oujitsé, ocupada pelas forças nazis, que se desloca a uma aldeia para representar a peça “Os salteadores”, de Schiller.

PUBLICIDADE

Os habitantes de Oujitsé estão sobrecarregados pela ocupação nazi, que os mantém em estado de terror, com todos a tentarem resistir ou escapar daquela realidade.

Segundo o Teatro dos Aloés, a peça procura questionar qual o papel da arte e do teatro em tempos de guerra e se pode o teatro servir de remédio para situações limite de opressão e terror.

PUBLICIDADE

publicidade

A peça é considerada por especialistas da obra do autor sérvio nascido em 1935 como um “retrato fiel” da comunicação entre o artista e o poder.

Com tradução de Rui Duarte, a peça tem interpretação de André Nunes, João Saboga, Mariana Lobo Vaz, Miguel Mateus, Marques D´Arede, Nuno Nunes, Patrícia André, Rita Godinho, Sara Azevedo, Silvia Filipe, Sofia de Portugal e Victor Santos. Em palco estarão também as estagiárias Daniela Santos, Madalena Graça, Maria João Felino e Susy Ferreira.

“O teatro ambulante Chopalovitch” tem cenografia de Rui Francisco, figurinos de Maria Luiz, desenho de luz de Tasso Adamopoulos e música de Afonso de Portugal e Rui Rebelo.

O espetáculo será representando de sábado a dia 21, de 24 a 28 e de 01 a 03 de dezembro, com sessões de segunda-feira a sábado, às 21:00, e, ao domingo, às 16:00.

Em 1994, de acordo com a base de dados do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa pôs em palco “A detenção dos atores do teatro ambulante Chopalovitch”, numa encenação de Jorge Listopad, com coordenação de figurinos de Nuno Carinhas.

A mesma base de dados tem registo de uma nova encenação, a cargo do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, em 2004.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE