Vamos

Teatro da Cerca de São Bernardo sai para a rua

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 12-07-2023

Com o calor de julho chegou também a programação ao ar livre do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Esta semana destaca-se o espetáculo do Teatro das Beiras, na quinta-feira à noite, 13 de julho, e as histórias de Helena Faria, na manhã de sábado (dia 14).

PUBLICIDADE

Ainda antes disso, o projeto POLITICS, do Centro de Estudos Sociais, promove a apresentação de um livro e a estreia de um documentário sobre o racismo.

Em parceria com o Centro de Artes Visuais e no âmbito da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses, A Escola da Noite acolhe a 13 de Julho, quinta-feira, 22h00, no Pátio do CAV, “Um Hamlet Tragicómico”, pela companhia Teatro das Beiras, da Covilhã.

PUBLICIDADE

O espetáculo é uma criação original de Paulo Calatré que parte da reescrita da tragédia mais conhecida do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616). O objectivo – assume o encenador – é apresentar a obra a “um público heterogéneo, convidando-o de uma forma lúdica ao contacto com uma das mais emblemáticas obras da dramaturgia clássica mundial”. Nesta história, o país está assolado pela peste e pela guerra e as companhias de teatro organizam-se em pequenos grupos de saltimbancos que percorrem o território para sobreviverem e assegurarem o futuro da sua arte: “em cada vilarejo montam o seu estrado, preparam os figurinos, retocam as máscaras e relembram as réplicas da única obra que sabem de memória, ‘Hamlet’ de William Shakespeare. A obra original apenas sobrevive na memória dos atores e é essa a versão que vão contar. O público desconfia dos cómicos mas lá se vai instalando na praça para receber o espetáculo.” Ao longo dos tempos – acrescenta o Teatro das Beiras, “a memória transformou-se e foi alterando a narrativa original da obra. Que Hamlet é este depois de tantos anos na estrada? O que resta? No que se transformou? Será condenada a desaparecer ou resistirá ao tempo e à memória?”.

O espectáculo, construído com “uma linguagem que tenta encontrar ecos na escrita da poesia popular e nas técnicas da Commedia dell’Arte, do Clown, do Teatro Físico e da Improvisação, conta com as interpretações de Bernardo Sarmento, Gonçalo Babo, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

publicidade

Também com entrada gratuita, a sessão “Contos da Caixa”, que traz de volta aos Sábados para a Infância a atriz e contadora de histórias Helena Faria, tem lugar desta vez no Jardim da Cerca de São Bernardo, à sombra dos carvalhos que ali vão crescendo. Está marcada para o próximo dia 15 de julho, às 11:00, e é para toda a família.

No dia 12 de julho, quarta-feira, ao final da tarde, as investigadoras Sílvia Maeso e Danielle Araújo, do projecto POLITICS do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, promovem a iniciativa “Interrogando as políticas de silenciamento: diálogos para pensar o passado-presente-futuro das lutas negras por liberdade”. O programa inclui a apresentação do livro “Tribuna Negra”, de Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela (com a presença dos autores e a intervenção de Raquel Lima) e a estreia do documentário “Minha voz não pode calar”, com realização de Júlio César Sanches e produção de Danielle Araújo e Sílvia Maeso.

A sessão reparte-se entre o Bar/Livraria e a sala principal do TCSB, inclui debate com a assistência e começa às 18:30, com entrada gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE