Vamos

Teatrão promove o Ciclo de Cinema Palestiniano

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 12-12-2023

Entre os dias 14 e 16 de dezembro, quinta-feira e sábado, o Teatrão conta com um programa cheio e diverso, dentro e fora da Oficina Municipal do Teatro (OMT).

PUBLICIDADE

No dia 14 de dezembro, às 18:00h, a Tabacaria acolhe a primeira de duas sessões de “Unprovoked Narratives”, o Ciclo de Cinema Palestiniano que está a decorrer também noutros espaços da cidade como A Escola da Noite e o Ateneu de Coimbra.

Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, depois das 22:00h, as portas voltam a abrir para acolher mais uma sessão do Música na Tabacaria, que regressa com os Jograis d’El Rei, uma banda conimbricense que explora a música e a lírica medievais. Por fim, no dia 16 de dezembro, sábado, às 11:30h, “Ilse, a menina andarilha” vai a palco na Casa Municipal da Cultura, como parte integrante do programa de encerramento das comemorações do centenário da Biblioteca Municipal.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira, dia 14 de dezembro, a iniciativa organizada pelas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Coimbra, em parceria com a SOS Racismo e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), e com o apoio inédito do Instituto Palestiniano do Cinema, traz dose dupla de documentários à Oficina Municipal do Teatro.

Às 18:00h, será mostrado “Shujjaya”, uma curta-metragem que segue a vida de uma família de Gaza que lida com uma vida arrasada depois de uma série de bombardeamentos. Logo a seguir, o documentário “To My Father”, situado parcialmente num campo de refugiados de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, procura reencontrar fotógrafos de estúdio dos anos 50 e 70 para relembrar cinquenta anos de história palestina e árabe, contada através das fotografias, das reportagens e das vozes destes fotógrafos.

PUBLICIDADE

publicidade

A entrada para a sessão é gratuita e os filmes estão legendados apenas em inglês.

No dia 15 de dezembro, sexta-feira, a Tabacaria enche-se da alegria e folia dos Jograis d’El Rei. A partir das 22:00h, a gaita de foles, as flautas, a charamela, a dulzaina, o davul, percussões da época e alaúdes vão invocar fantásticas melodias medievais através das mãos do quinteto conimbricense.

A poesia jogral, que acaba por dar nome aos jograis, artistas profissionais de origem popular que, até ao século X, atuavam em praças públicas, entretendo os espectadores com sátiras, truques de magia, acrobacias ou mímica, junta-se à música para criar uma fanfarra peculiar. Os Jograis d’El Rei formaram-se em 2012, em Coimbra, partindo da vontade de adaptar e dar nova vida à música medieval. Desde aí, têm vindo a participar em inúmeros eventos de recriação histórica no país e estrangeiro.

Os bilhetes para o concerto têm um preço único de 6€ e estão à venda na OMT ou na Ticketline. 

O evento termina no dia 16 de dezembro, sábado, com “Ilse, a menina andarilha” que regressa a Coimbra para celebrar o centenário da BMC. Às 11:30h, a criação do Teatrão faz uma apresentação especial na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura. Criado em 2021 como parte do tríptico que também produziu espetáculos sobre o trabalho de Manuel António Pina e Sophia de Mello Breyner, este espetáculo pega na vida e na obra de Ilse Losa e mistura-as, criando uma viagem emocionante para os mais pequenos e famílias. A entrada é livre.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE