Economia

Tânia Covas assume chefia da Divisão de Empreendedorismo da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-02-2023

 Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas (DEAE) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai contar, a partir de amanhã, dia 01 de março de 2023, com a chefia de Tânia Covas, conforme despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, hoje, dia 28 de fevereiro. Tânia Covas, até à data assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de Coimbra, vai assumir agora o cargo de direção intermédia de 2º grau no Município de Coimbra.

PUBLICIDADE

No despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, esta decisão é justificada pela necessidade, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação da Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas”, considerando “a adequação do perfil, a aptidão, a experiência e o curriculum”, a que se associa a vantagem de uma visão cultural externa à CM de Coimbra. Tânia Covas, até agora trabalhadora do mapa de pessoal da Universidade de Coimbra, vai assumir o cargo de direção intermédia de 2.º grau no Município de Coimbra, em regime de substituição. 

Licenciada em Comunicação Social, especialização em Propaganda e Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM de São Paulo / Brasil e mestre em Gestão Pública, pela Universidade de Aveiro, Tânia Covas conta ainda, na sua formação académica, com um MBA em Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento pela UNA (Belo Horizonte / Brasil), UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte / Brasil) e Ohio University (Estados Unidos da América) e com uma especialização avançada em Inovação e Empreendedorismo “Heads of Entrepreneurship”, pelo Babson College, de Boston (EUA).

PUBLICIDADE

Da vasta experiência profissional de Tânia Covas, destaque para as funções de gestora de Comunicação, Marketing e Internacionalização do Programa Inov C – Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal e de gestora de Inovação da Universidade de Coimbra, cargos exercidos entre setembro de 2011 e agosto de 2019. Foi formadora do módulo de Marketing Internacional do Programa Portugal Global da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), entre novembro de 2012 e março de 2014, e passou pela empresa Hematos Saúde e Tecnologia, LDA, no Biocant Park, Parque Tecnológico de Cantanhede, como gestora de clientes e na área de Marketing, entre maio de 2008 e agosto 2011. Do currículo consta também experiência profissional, na área de Marketing e de assessoria, fora de Portugal, nomeadamente no Brasil e em Itália. Atualmente, Tânia Covas prestava apoio à gestão dos órgãos de governo da Universidade de Coimbra, nomeadamente Conselho Geral e Senado, sendo também coordenadora do projeto Académica Start UC.

Recorde-se que, no âmbito da reestruturação dos serviços camarários, foi considerada fundamental a criação de um novo departamento: Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, composto por duas Unidades Orgânicas de 2º grau (Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas e Divisão de Captação de Investimento e Fundos), dada a imperiosa necessidade de, entre outros, promover o desenvolvimento económico, o empreendedorismo, a competitividade e o investimento empresarial, nacional e estrangeiro, no concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE