Coimbra

Talkdesk e Universidade de Coimbra celebram dois anos de iniciativas para impulsionar desenvolvimento de áreas tecnológicas 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-12-2020

 A Talkdesk, empresa de software na cloud para contact centers de empresas inovadoras, e a Universidade de Coimbra, em particular o Departamento de Engenharia Informática (DEI), celebram este mês dois anos de uma parceria criada no âmbito da abertura do primeiro laboratório de inovação da tecnológica, tendo esta relação apoiado já estudantes, profissionais e impulsionado a comunidade tecnológica na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

São vários os programas que nasceram fruto deste acordo, sendo que na grande maioria estas iniciativas culminaram com o ingresso de estudantes ou profissionais nas equipas da Talkdesk. Estes dividiram-se em academias de formação, concursos de prémios de mérito, programas de reconversão profissional, projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e apoio direto a empresas juniores e com ligação a comunidade académica.

PUBLICIDADE

A Data Science Academy TDX-UC, uma iniciativa de promoção do ensino de Data Science, reuniu mais de 30 participantes ao longo de três módulos. Até ao momento, 15% dos participantes concorreram a oportunidades da Talkdesk e integraram equipas da empresa. Já os Prémios de Mérito distinguiram os melhores alunos de Mestrado e de Doutoramento nas áreas de tecnologias da informação. No total foram 15 as candidaturas a concurso, e os premiados foram Matheus de Melo e João Martins. Ao nível de programas de I&D, encontram-se neste momento em curso projetos de desenvolvimento conjunto com o Departamento de Matemática e Engenharia Informática da UC.

Por outro lado, dois formandos da iniciativa de reconversão profissional Acertar o Rumo começaram o seu percurso na Talkdesk e irão integrar e trabalhar em equipas de customização de produtos de software para clientes de setores de atividade específicos.

PUBLICIDADE

publicidade

João Coelho, diretor de talento do TDX (laboratório de inovação da Talkdesk), comentou: “Foram dois anos preenchidos de inúmeras atividades que permitiram aproximar a comunidade de estudantes e profissionais da Universidade de Coimbra ao universo da Talkdesk. O balanço é extremamente positivo e, apesar de termos tido de migrar as iniciativas para modo remoto, queremos continuar o trabalho realizado e promover segundas e terceiras edições para dar continuidade ao sucesso da parceria”.

“A parceria com a Talkdesk permite-nos desenvolver algo que faz cada vez mais sentido: cursos curtos de especialização que respondem a necessidades concretas das empresas, aproveitando o conhecimento avançado existente quer na universidade quer na própria empresa, numa parceria muito frutífera e eficaz”, afirma João Gabriel Silva, responsável pela unidade de formação avançada, de curta duração, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.

Por fim, e desde o início de 2019, a Talkdesk estabeleceu protocolos de cooperação com duas empresas júnior da Universidade – Jeknowledge e Jest – tendo dado apoio direto a conferências, workshops e talks organizadas por estas. Adicionalmente, um conjunto de alunos destas empresas realizaram estágios de verão na Talkdesk.

Além dos referidos programas, cerca de 50 alunos da UC participaram nas meetups e open houses realizadas até hoje.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE