TAGV recebe extensão do Festival Internacional de Cinema Ambiental

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-01-2018

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental é o único completamente dedicado à temática ambiental em Portugal.

PUBLICIDADE

serra-da-estrela

O TAGV acolhe nos dias 30 e 31 de janeiro uma extensão deste evento cinematográfico que é um dos poucos com dimensão nacional fora de Lisboa e Porto.

PUBLICIDADE

Aliás, este festival, que se realiza há duas décadas, tem epicentro no concelho de Seia. Assim, contraria a concentração de festivais nas grandes cidades, onde existe mais público, patrocinadores e até mediatização. A afirmação do Festival é também pela entrada gratuita para todos os espetadores, incluindo o acesso a escolas.

Numa perspetiva de sensibilização para as questões ambientais, o Teatro Académico de Gil Vicente associou-se ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta extensão a Coimbra também tem como objetivo a realização de conversas e reflexões após a exibição dos filmes. As temáticas em discussão vão desde os grandes temas ecológicos da atualidade à agenda político-ambiental mundial.

O evento, concentrado em apenas uma temática, pretende conquistar públicos e despertar a consciência ambiental. O programa tem propostas para todos os públicos. É de destacar que as escolas e o público escolar são uma prioridade para as sessões do Festival. Os organizadores têm preferência por mensagens positivas que possam induzir mudanças de comportamentos em relação ao ambiente. Por outro lado, também é colocada a tónica no questionamento e discussão sobre os problemas ambientais mais relevantes.

Tal como todos os outros festivais de cinema, o CineEco procura bons filmes para integrar o seu cartaz. Mas, este Festival concede preferência a filmes de qualidade com pouca visibilidade em outros festivais e no circuito comercial.

Os vencedores do CineEco 2017 estão em destaque na programação da extensão ao Teatro Académico de Gil Vicente. O filme “Coros do Anoitecer”, dos realizadores Alessandro D’Emilia e Nika Saravanja, venceu o Grande Prémio CineEco 2017. Nas restantes categorias, destaque para os filmes de língua portuguesa, com a atribuição do Grande Prémio da Lusofonia a “Baía Urbana”, do realizador Ricardo Gomes.

A extensão a Coimbra do único Festival de Cinema Ambiental acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, com sessões para o público em geral, às 18h30 e 21h00; e uma sessão para escolas no dia 30 de janeiro, às 10h00. A entrada é gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE