Região

Tábua testa serviço de Transporte Flexível a Pedido

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 11-12-2021

Está a decorrer, até março, no Concelho de Tábua, o projeto piloto de serviço de Transporte Flexível a Pedido, e que neste momento abrange duas rotas, em localidades que não são servidas pelo transporte de passageiros regular, revelou a Câmara Municipal em Comunicado enviado ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Tal como no transporte coletivo regular, o Transporte Flexível a Pedido tem horários, paragens e circuitos pré-definidos. Contudo, distingue-se do transporte de passageiros regular, pelo facto de ser o cliente que desencadeia a viagem através de um pedido para uma  central de reservas (nº gratuito 800 200 201).

Segundo o municipio, só se efetuam percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e as viaturas só passam nas paragens que tiverem reservas, sendo que, conforme o próprio nome indicia, é flexível ao nível dos horários, lugares abrangidos e periodicidade das rotas.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, tem como objetivo principal colmatar limitações ao nível do acesso ao transporte público convencional, oferecendo acessibilidade em áreas isoladas e dispersas. O Transporte de Passageiros Flexível permite dar resposta a necessidades de mobilidade específicas das populações mais envelhecidas e/ou com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço de maior proximidade.

O SIT FLEXI é um serviço complementar à rede de transportes pública regular (SIT RC – Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra – e pretende aumentar o grau de cobertura do mesmo através de um serviço mais eficiente e flexível. A medida prevê ainda dar um contributo no combate ao isolamento, mas também ser um apoio para as pessoas com maior dificuldade de locomoção.

PUBLICIDADE

publicidade

No final do período estipulado como Projeto Piloto, o Sit Flexi irá ser reavaliado ao nível dos horários, periodicidades e nomeadamente das localidades a servir, podendo ser incluídos novos lugares ao projeto.

O projeto SIT Flexi – Transporte Flexível a Pedido é um projeto financiado por fundos europeus, possibilitando que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pelo Município.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE