Escolas

Tábua projeta requalificação e ampliação da escola secundária da vila por 4,9 milhões

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 27-10-2023

A Câmara Municipal de Tábua submeteu uma candidatura com vista à requalificação e ampliação da Escola Secundária da vila, no distrito de Coimbra, no valor de cerca de 4,9 milhões de euros (ME).

PUBLICIDADE

A intervenção visa dotar a Escola Secundária de Tábua de “melhores condições” que facilitem a aprendizagem, mas também “criar novos espaços e novas dinâmicas que permitam novas aprendizagens”, disse hoje, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

A candidatura, orçada em cerca de 4,9 milhões de euros, foi submetida ao Programa Operacional Regional do Centro, no dia 28 de setembro.

PUBLICIDADE

A proposta de requalificação, alteração e ampliação da escola, prevê dotar um conjunto de edifícios preexistentes, construídos há cerca de 40 anos, de novas infraestruturas necessárias.

A empreitada vai incidir, nomeadamente nos blocos de aulas, espaços administrativos e de convívio, no pavilhão gimnodesportivo e na portaria, de modo a valorizar a estética exterior.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos espaços interiores vão ser aproveitadas todas as potencialidades existentes, respeitando o património e a traça arquitetónica.

De acordo com o autarca haverá, por exemplo, um reforço na qualidade das salas de aula específicas para cada uma das disciplinas e cursos, assim como a criação de um auditório.

A ideia é adaptar os espaços às novas exigências de formação e infraestruturas educativas para o ensino escolar ao serviço da sociedade, com novas acessibilidades nos circuitos internos, modernização de equipamentos tecnológicos e eficiência energética.

Por isso, vão ser criados espaços atrativos e flexíveis, permitindo uma multifuncionalidade, capaz de possibilitar uma utilização diversificada e alargada à comunidade, com a melhoria do bem-estar e de garantir condições às constantes evoluções tecnológicas do funcionamento dos serviços, refere à agência Lusa a Câmara.

A autarquia pretende ainda beneficiar edifícios de uma maior eficiência energética, melhorando as condições de conforto para os utilizadores – professores, alunos e funcionários.

“É um investimento que permite efetivamente alavancar a qualidade da infraestrutura […] e permite também, de alguma forma, motivar todos os agentes educativos, porque terão a escola reabilitada”, sustenta Ricardo Cruz.

“É um desejo muito antigo de toda a comunidade escolar que irá ser concretizado”, caso a candidatura seja aprovada, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE