Região

Tábua executa projetos de proteção e resiliência ambiental

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 07-11-2023

 A Câmara de Tábua, no distrito de Coimbra, tem no terreno dois projetos sobre alterações ambientais e paisagem, com o objetivo de garantir uma maior resiliência e proteção das populações contra incêndios rurais.

PUBLICIDADE

O primeiro projeto, que conta com um financiamento de 74 mil euros do Fundo Ambiental, intitulado “Condomínio de Aldeia”, tem como objetivo melhorar a área envolvente das aldeias, ou seja, as faixas de gestão de combustível, permitindo uma maior proteção e resiliência aos incêndios rurais.

Este trabalho abrange a localidade de Senhor da Serra, na freguesia de Carapinha, e a localidade de Fontão, na freguesia de Mouronho, afirmou ao município de Tábua, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

Nestas localidades está ainda prevista a concretização do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”.

O segundo projeto, que conta com um financiamento de 50 mil euros do Fundo Ambiental, é designado por “Floresta e gestão florestal sustentável – Prevenção e controlo de espécies exóticas invasoras lenhosas e da regeneração natural de espécies do género eucalyptus spp”.

PUBLICIDADE

publicidade

Executado nas propriedades do município, localizadas na localidade de Barras, na freguesia de Tábua e na freguesia da Póvoa de Midões, este projeto visa o combate das espécies invasoras lenhosas, ou seja, a acácia-mimosa e áreas de eucalipto sem gestão, substituindo-os por espécies autóctones.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE