Região

Tábua destruiu 294 ninhos de vespa asiática em 2023

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 22-01-2024

A Câmara Municipal de Tábua, no distrito de Coimbra, destruiu 294 ninhos de vespa asiática em 2023, mais 149 ninhos do que em 2022.

PUBLICIDADE

“O trabalho efetivo no combate à vespa asiática, para além da questão associada à saúde pública, é fundamental para a subsistência das abelhas, da produção do mel e para a preservação do mundo rural como o conhecemos”, disse hoje, à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

A predominância de ninhos de vespa asiática é similar em todo o território do concelho.

PUBLICIDADE

Atualmente, o município dispõe de uma equipa de três elementos e uma viatura devidamente equipada para o combate à vespa asiática, também identificada por vespa velutina.

A intervenção dos ninhos é efetuada por utilização de biocidas, com um tempo de resposta inferior a 24 horas úteis, afirma a autarquia.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Tábua dá ainda nota de que tem apostado em campanhas de sensibilização à população, tendo sido divulgada toda a informação a que o município tem acesso, através da utilização das redes sociais e do boletim municipal, além de ações em proximidade com as freguesias.

A vespa velutina é uma espécie asiática que exerce uma ação destrutiva sobre as colmeias de abelhas melíferas e pode constituir perigo para a saúde pública.

Esta espécie de vespa predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004. Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE