Região

Susana Menezes quer região a alocar 5% dos fundos europeus para a cultura

António Alves | 6 meses atrás em 20-10-2023

A diretora regional da Cultura do Centro, Susana Menezes, desafiou esta sexta-feira, 20 de outubro, a região Centro a alocar 5% dos fundos europeus do quadro comunitário até 2030 aos domínios da cultura, arte e património. Proposta teve lugar durante a sessão de abertura do Festival MATE Europe em Coimbra.

PUBLICIDADE

No discurso feito no auditório da Lufapo Hub, a responsável pela área da cultura na região referiu que esse valor será bastante menor do que aquele que “foi o incremento do Governo nas políticas públicas da cultura nas duas últimas legislaturas”.

Para além desta percentagem, fez questão de recordar as diversas oportunidades “que se desenham para o período até 2027” através do Europa Criativa, com um valor de 2.44 mil milhões de euros, e de programas com a gestão direta da União Europeia.

PUBLICIDADE

Susana Menezes reconheceu que se está a assistir “a passos largos à extinção das direções regionais da cultura em todo o país”, esperando que a próxima década “venha a confirmar o lugar cimeiro da cultura nas políticas públicas da região”. “Isso será mais evidente quanto maior for o investimento alocado no Programa Operacional Centro 2030”, frisou.

Carregue na galeria e conheça alguns dos produtores presentes no evento

PUBLICIDADE

publicidade

Na sessão de abertura, usaram da palavra o vice-presidente da câmara de Coimbra. Francisco Veiga afirmou que uma das estratégias do município passa por acolher no concelho “grandes festivais em diversas áreas”.

Eron Quintiliano, produtor e gestor da indústria musical e responsável pelo MATE Europe, salientou a boa receção que o projeto teve nas cidades de Tessalónica (Grécia) e Santiago de Compostela (Espanha), esperando que os 5 dias de trabalho em Coimbra sejam fundamentais para transformar a região “num ponto de convergência das indústrias criativas”.

Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, reconheceu que a sinergia de temas como Música, Arte, Tecnologia e Educação são fundamentais para o sucesso desta iniciativa. “É ambiciosa porque reúne e congrega pessoas à volta de um objetivo comum: promover a criatividade, a inovação e a educação”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a sessão de abertura do Festival MATE

O Festival MATE Europe dura até ao dia 24 de outubro (próxima terça-feira) e irá passar por locais como a Lufapo HUB, Museu Nacional Machado de Castro, Salão Brazil e Convento São Francisco. São 5 dias de trabalho onde se pretende provocar e estimular reflexões, apresentar e desenvolver projetos inovadores, propiciar o diálogo, as visões e as experiências no sub-setor da música.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE