Coimbra

Suinicultores alertam para “catástrofe” nas explorações caso falte ração

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-08-2019
 

A federação de associações de suinicultores alertou hoje que a greve dos motoristas pode provocar “uma catástrofe” nas explorações, se a alimentação animal não for assegurada, e afetar o processo de exportação de porcos para a China.

PUBLICIDADE

“Vemos esta greve com muita preocupação, na medida em que [o ‘stock’] das fábricas de rações é relativamente reduzido. Apesar de percebermos que o despacho garante que nos serviços mínimos está incluído o transporte de alimentos e até o de animais vivos, é necessário que este acautele a chegada de matéria-prima às fábricas”, afirmou, em declarações à Lusa, o vice-presidente da Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS), David Neves.

PUBLICIDADE

Apesar de defender ser “prematuro” fazer uma estimativa do prejuízo que a paralisação dos motoristas, com início previsto para segunda-feira, poderá ter para o setor, este responsável indicou que o abate semanal de porcos corresponde a cerca de 12 milhões de euros.

No entanto, “o que nos preocupa e bastante é o impacto que isto poderá ter se os animais estiverem a passar fome. Poderemos estar perante uma catástrofe muito grande nas explorações”, alertou.

PUBLICIDADE

publicidade

Por sua vez, no que se refere aos serviços mínimos decretados pelo Governo, David Neves defendeu que “tudo o que tem a ver com a alimentação animal não é excessivo”, uma vez que em causa está “a sobrevivência e o bem estar dos animais”.

O vice-presidente da FPAS lembrou ainda que, quando se reduz a alimentação aos porcos, estes entram em “stress” que, por sua vez, provoca “lesões, muitas vezes, irreparáveis”.

Paralelamente, esta greve pode ainda afetar o processo de exportação de porcos para a China, fazendo com que não sejam cumpridos alguns prazos, previamente acordados, penalizando a economia portuguesa.

“Esperamos que haja bom senso. Há um conjunto de circunstâncias, de um lado e de outro, que devem pesar, independentemente do direito à greve”, concluiu.

O Governo decretou na quarta-feira serviços mínimos entre 50% e 100% para a greve dos motoristas de mercadorias que se inicia no dia 12 por tempo indeterminado.

Os serviços mínimos serão de 100% para abastecimento destinado à REPA – Rede de Emergência de Postos de Abastecimento, portos, aeroportos e aeródromos que sirvam de base a serviços prioritários.

O Governo decretou ainda serviços mínimos de 100% para abastecimento de combustíveis para instalações militares, serviços de proteção civil, bombeiros e forças de segurança.

Também para transporte e abastecimento de combustíveis, matérias perigosas, medicamentos e todos os bens essenciais destinados ao funcionamento dos hospitais e centros de saúde, entre outras unidades de saúde, o executivo decretou serviços mínimos de 100%.

O Governo fixou os serviços mínimos para a greve depois das propostas dos sindicatos e da associação patronal Antram terem divergido entre os 25% e os 70%, bem como sobre se incluíam trabalho suplementar e operações de cargas e descargas.

Também na quarta-feira, o executivo decretou, preventivamente, estado de emergência energética, no âmbito do pré-aviso de greve, permitindo a constituição da REPA, com 54 postos prioritários e 320 postos de acesso público.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), que acusam a Antram de não querer cumprir o acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE