Coimbra

Startup de Oliveira do Hospital levanta mais de um milhão de euros para expandir o negócio

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

A Enging, startup portuguesa especialista em manutenção preditiva de ativos industriais, fechou uma nova ronda de investimento no valor de mais de 1,1 milhão de euros, que servirá para acelerar a sua estratégia de internacionalização.

PUBLICIDADE

A Busy Angels, que mantém relação com a empresa de Oliveira do Hospital praticamente desde a sua fundação, reforça assim a sua posição e a confiança na solução desenvolvida e na equipa. Já a EDP Ventures faz o seu primeiro investimento na startup, que também já trabalhava diretamente com o grupo EDP.

A Enging surgiu com o objetivo de colocar no mercado soluções de manutenção preditiva diferenciadoras e que garantissem melhores resultados aos clientes. Com um algoritmo próprio, oferece uma solução que permite prever e identificar avarias em equipamentos industriais – motores e transformadores –, em tempo real e online.

PUBLICIDADE

Com presença em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Brasil, onde trabalha com utilities (elétricas e águas), centrais nucleares e indústria petroquímica e de pasta de papel, a empresa quer agora cimentar presença em novas regiões: “Estamos com uma boa posição nos mercados onde estamos a operar, agora queremos explorar novas opções, já que as nossas soluções podem ser aplicadas a toda a indústria que contenha motores elétricos e transformadores. Este investimento vai permitir-nos acelerar a nossa operação comercial rumo à Região DACH (Alemanha, Suíça e Áustria) e à Índia, zonas muito fortes na indústria”, afirma Marco Ferreira, CEO e fundador da Enging.

O peso dos mercados externos é, atualmente, de 50% no volume de faturação da startup. A expectativa é que, este ano, o valor aumente para 60% e que, a longo prazo, atinja os 90%, não porque vá abandonar o mercado nacional, mas porque espera crescer fortemente em novos territórios.

PUBLICIDADE

publicidade

A Busy Angels, que já tinha investido na Enging anteriormente reforça, agora, a sua aposta.

“Desde o nosso investimento em 2014 que a Enging tem tido um grau de adoção notável por parte dos seus exigentes clientes nacionais e internacionais. Além do voto de confiança que damos à equipa, pretendemos com este nosso reforço de investimento criar as condições para rapidamente colocarmos os produtos da Enging em mais mercados e mais clientes”, diz Francisco Ferreira Pinto, administrador executivo da Busy Angels.

A EDP Ventures, que gere um portefólio de mais de 70 milhões de euros, investiu agora um milhão de euros nesta empresa especializada em manutenção preditiva, que já trabalha com a EDP Distribuição desde a sua fundação. Luís Manuel, administrador da EDP Ventures, explica o investimento: “A EDP tem vindo a trabalhar nos últimos anos com a Enging na monitorização à distância de transformadores de potência das redes de distribuição da empresa. Os excelentes resultados mostram que a Enging está a transformar a monitorização deste tipo de ativos, através da sua plataforma de analítica, que recorre exclusivamente à análise de variáveis elétricas. Com esta tecnologia, a EDP consegue melhorar a gestão de ativos críticos e a qualidade do serviço aos clientes. Estamos muito entusiasmados com este investimento e vamos trabalhar com a equipa de gestão da Enging na internacionalização da empresa”.

A Enging nasceu no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital, em dezembro de 2011, mas só em 2015 começou a sua real operação comercial, tendo os primeiros anos sido dedicados ao desenvolvimento das suas soluções. Atualmente, tem escritórios em Coimbra, onde conta já com uma equipa de 16 elementos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE