Desporto

Sporting vence Marítimo em jogo marcado pelo final conturbado

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 13-05-2023

O Sporting venceu hoje o Marítimo 2-1, em jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que ficou marcado pelo final conturbado, com VAR, cartões em abundância e Paulinho na baliza ‘leonina’ após expulsão de Adán.

PUBLICIDADE

O Marítimo começou o jogo em Alvalade de olhos postos na baliza do Sporting e Vítor Costa (10 minutos) adiantou os insulares no marcador. O Sporting só conseguiu virar na parte final do encontro, graças a um autogolo de Matheus Costa (85) e a um golo de Coates (90+3), que já jogava como ponta de lança.

Com este resultado, o Sporting mantém o quarto lugar, com 70 pontos, e mantém o Sporting de Braga na mira, terceiro, com mais um ponto. Já o Marítimo, que esteve perto de ganhar, acabou sem pontos, e assim mantém-se com 23 pontos, no 16.º lugar, em posição de play-of de manutenção.

PUBLICIDADE

O final do encontro foi caótico, com o árbitro Tiago Martins a validar inicialmente o golo a Riascos, aos 90+7, que permitiria o empate ao Marítimo, causando muitos protestos ‘leoninos’ e a expulsão, por segundo amarelo, de Adán, mas, depois de analisar o lance alertado pelo VAR, reverteu a decisão, causando, desta feita, os protestos aos insulares.

A lutar pela permanência entre os ‘grandes’, o Marítimo entrou atrevido em Alvalade, dividiu os primeiros minutos com o Sporting e no primeiro remate que fez à baliza colocou-se na frente do marcador.

PUBLICIDADE

publicidade

Lento, Coates deixou-se antecipar, Vítor Costa colocou-se na cara de Adán e rematou cruzado para o 1-0, oferecendo um ‘presente envenenado’ ao aniversariante que defendeu a baliza dos ‘leões’.

Havia todo um jogo pela frente, mas o Sporting decidiu oferecer a primeira parte. Com posse de bola, mas sem ideias, sem velocidade e sem criar uma única oportunidade de perigo junto à baliza madeirense, o Sporting saiu em desvantagem para o intervalo, debaixo dos primeiros assobios das bancadas de Alvalade.

De uma assentada, Ruben Amorim fez entrar no início da segunda parte Nuno Santos, Morita e Gonçalo Inácio. Mais tarde entrou Fatawu e depois Esgaio. E foi preciso tudo isso para os ‘leões’ criarem a primeira ocasião clara de golo, por Ugarte, ao minuto 65, que, depois de um remate em arco, viu a bola desviar-se do alvo e rasar a trave.

Mesmo com 20 minutos para jogar, o ‘leão’ já era só coração, o Marítimo defendia como podia e Marcus Edwards esteve perto do empate, depois de uma jogada protagonizada por Fatawu e que Carné parou com uma defesa atenta.

Numa noite completamente desinspirada, o Sporting não mostrava capacidade para chegar ao empate e acabou por ser o Marítimo a dar uma ‘ajuda’. Num lance infeliz, depois de um cruzamento-remate de Pedro Gonçalves, Matheus Costa desviou para o fundo da baliza madeirense e colocou o resultado em 1-1.

A ‘oferta’ madeirense despertou finalmente o Sporting e de imediato se percebeu que o Marítimo ia ter de sofrer para sair de Alvalade com pontos. Já dentro do minuto 90, Nuno Santos tirou ‘tinta’ à trave de Carne e, aos 90+3, Coates, à ponta de lança, mostrou como se faz e à boca da baliza emendou a assistência de Paulinho, concretizando a reviravolta ‘verde e branca’ e mais três pontos somados no campeonato.

Nos momentos finais, o Marítimo teve o golo de Riascos invalidado, depois de muita hesitação de Tiago Martins, que primeiro validou o golo e expulsou Adán por protestos. O filme desenrolou-se por largos minutos, com empurrões, insultos e muita gente de cabeça perdida, mas o resultado não mexeu e o apito final chegou com 2-1 no marcador.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE