Desporto

Sporting dá a volta ao resultado e conquista Taça da Liga

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-01-2022

O Sporting revalidou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Benfica por 2-1, em Leiria, num jogo em que até esteve a perder, dando a volta ao marcador com golos de Gonçalo Inácio e Sarabia.

PUBLICIDADE

Numa final em que se sentiu a pressão sobre as duas equipas – o Benfica há dois anos e meio que não conquista títulos; o Sporting atravessa a pior fase com Rúben Amorim ao comando -, os ‘encarnados’ adiantaram-se por Everton, aos 23 minutos, mas os ‘leões’ materializaram a superioridade no segundo tempo, com golos de Inácio, aos 49, e de Sarabia, aos 78.

O triunfo de hoje assegura a quarta Taça da Liga aos ‘verde e brancos’, que, pela primeira vez, venceram o Benfica na competição. Nas últimas cinco épocas, os ‘leões’ conquistaram o troféu quatro vezes.

PUBLICIDADE

Com Feddal, Matheus Nunes e Paulinho de volta à titularidade, o Sporting entrou mais atrevido e pressionante, aproveitando o espaço dado pelo Benfica para lançar saídas ‘venenosas’ de Sarabia e Matheus Reis, na esquerda, e de Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, na direita.

Surpreendido com a fluidez da linha média dos ‘leões’ e ainda recordado do desaire de dezembro para a Liga, o Benfica fechou-se nos primeiros 10 minutos e tomou cautelas, concentrando esforços na defesa.

PUBLICIDADE

publicidade

A assiduidade do Sporting nos extremos era promissora, mas faltava consequência a essas incursões, desperdiçadas no último passe ou em remates inofensivos.

Os ‘encarnados’ demoraram a aparecer no jogo, mas, quando o fizeram, deixaram marca: o Sporting distendeu a pressão no meio campo e, aos 23 minutos, Morato conduziu a bola, lançou Grimaldo na esquerda e o lateral serviu Everton, que, na área dos ‘leões’, tirou Neto da frente e ‘disparou’ de pé esquerdo para o 1-0.

Surpreendido com o golo contrário à tendência do jogo, o Sporting reagiu e quase empatou no lance seguinte, num canto. Mas o cabeceamento de Gonçalo Inácio foi bem desviado por Vlachodimos.

Mantendo bastante mais posse de bola, o Sporting conseguiu por várias vezes colocar Pedro Gonçalves em boa situação, mas o extremo esteve desinspirado – e pouco acompanhado por Paulinho. O intervalo chegou com o Benfica em vantagem e a tensão a crescer no relvado, com várias picardias entre os jogadores.

A vantagem do Benfica, contudo, durou pouco mais, porque Gonçalo Inácio, que ameaçara na primeira parte, voltou a saltar mais alto que a defesa contrária e aproveitou um canto de Sarabia para empatar, de cabeça, aos 49 minutos.

À hora de jogo, o Benfica somava apenas dois remates e Nélson Veríssimo tentou mudar alguma coisa, trocando o inofensivo Yaremchuk por Gonçalo Ramos.

A tendência manteve-se, contudo, inalterada, com as melhores iniciativas a pertencerem ao Sporting, mais capaz de acelerar e variar nas saídas para o ataque.

Apesar disso, o Sporting revelava-se sofrível na definição dos lances ofensivos, mesmo quando as coisas saíram bem, como num cruzamento de Matheus Nunes, aos 73 minutos: o remate de Paulinho acertou na barra.

O Benfica fraquejava a meio-campo e as tentativas dos ‘leões’ intensificaram-se à medida que os 90 minutos se aproximavam. E, aos 78 minutos, desfez-se a igualdade: nova perda de bola dos ‘encarnados’ e Porro solicitou com precisão a corrida de Sarabia. À saída de Vlachodimos, o espanhol fez o 2-1, de pé esquerdo.

À beira de perder a primeira final, Nélson Veríssimo arriscou. Tirou um central, Morato, e estreou Henrique Araújo na frente.

O Benfica acabou a bombear bolas para a área contrária, mas o Sporting aguentou a vantagem e conquistou sua quarta Taça da Liga e o título de ‘campeão de inverno’, instituído pela Liga de clubes. Já Rúben Amorim continua a somar na competição: é a nona vez que conquista o troféu, três como treinador e seis como jogador, ao serviço do Sporting, Benfica e Sporting de Braga.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE