Política

Sócrates diz que políticos têm de escolher entre mal menor e mal maior

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-12-2013

O ex-primeiro ministro José Sócrates disse na noite de quinta-feira, na Figueira da Foz, que os políticos passam a vida a ter de escolher entre um mal menor e um mal maior.

PUBLICIDADE

“Os políticos têm de fazer cálculos, os pobres dos políticos passam a sua vida a escolher entre um mal menor e um mal maior”, disse José Sócrates, numa sessão de apresentação do seu livro “A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia”, que decorreu no casino das Figueira.

Sócrates constatou que, “infelizmente, grande parte das decisões políticas não é para escolher entre o bem e o mal, mas para escolher, muitas vezes, entre o mal menor e o mal maior”.

PUBLICIDADE

O exemplo dos políticos foi utilizado pelo antigo governante para explicar a diferença, no que à tortura diz respeito, entre a doutrina utilitarista – na qual, disse filiar-se genericamente, já que se considerou “um homem de ação” na política – e a doutrina deontologista, da qual se tornou adepto.

“Há um limite para o cálculo e esse limite é a vida humana”, frisou José Sócrates.

PUBLICIDADE

publicidade

O antigo primeiro-ministro disse-se ainda “muito próximo” da doutrina da ética da responsabilidade: “o político tem a ética da responsabilidade, é preciso decidir pensando nas consequências dessa decisão para os outros, não apenas na nossa autossatisfação moral”, afirmou.

A sessão, moderada por Miguel Sousa Tavares e à qual assistiram cerca de 400 pessoas, prolongou-se por cerca de três horas, culminando com uma sessão de autógrafos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE