Desporto

Sócios da Académica só aprovam orçamento do OAF depois de conseguirem alterar estatutos da SDUQ

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-10-2013
Nuno Oliveira, Castanheira Neves, Santos Cabral, Ferreira da Silva e Luís Filipe Pereira

Nuno Oliveira, Castanheira Neves, Santos Cabral, Ferreira da Silva e Luís Filipe Pereira

Sócios da Académica preparam-se para “chumbar” o orçamento da AAC/OAF. Por duas razões: Porque a  Direcção não deixou ver as contas que pretende que eles aprovem. Mesmo que tal tivesse acontecido, não aprovariam na mesma, pois só admitem aprovar o que quer que seja depois de efectuada a alteração estatutária da SDUQ.

PUBLICIDADE

Esta pode ser a síntese do que foi dito esta tarde num encontro do Movimento Académica 100% dos sócios e Núcleo de Veteranos, que decorreu no Hotel Tryp, em Celas, Coimbra.

O sócios querem ver alterados treze artigos da “SDUQ da direcção”, para que a jovem empresa de transforme na “SDQU  dos sócios”.

PUBLICIDADE

Entre as alterações propostas pelo grupo que representa um elevado número de sócios está a alteração do nome da sociedade, que deverá mudar de Académica de Coimbra – Futebol SDUQ, Lda para Associação Académica de Coimbra – Futebol SDUQ, Lda, sobressai a criação de um “Conselho Consultivo”.

Devolver os poderes de decisão aos sócios, bem como e maior transparência no processo de transferência dos direitos e obrigações do clube para a sociedade e nas relações entre estas e a “academização do contrato de sociedade e defesa dos interesses do clube fundador são algumas das alterações propostas pelo grupo que foi contra a “SAD da direcção”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o movimento que pretende devolver a Académica aos sócios defende que os eventuais aumentos de capital social sejam efectuados pelos sócio único (AAC/OAF).

Num artigo que vai direitinho para o condenado José Eduardo Simões, os sócios querem que nos novos estatutos da SDUQ fique expresso que todos aqueles que contrariarem o disposto no regime de incompatibilidade estabelecidas para os dirigentes desportivos não possam ser gestores da sociedade.

A eventual criação de um Conselho Consultivo deve contar com representantes da Câmara, Universidade, Politécnico, AAC, AAC-OAF, Veteranos, Conselho Académico, Casa da Académica e Mancha Negra.

Os proponentes esperam que a sua proposta de alteração de Estatutos seja aprovada na Assembleia Geral Extraordinária convocada para Novembro.

No final da sessão foi recordado que José Eduardo Simões ainda não tirou as “consequências” que tinha prometido tirar depois da sua proposta de SAD ter sido largamente rejeitada pelos sócios da AAC/OAF. Como se sabe, JES nunca pediu a convocação da Assembleia Geral que tinha prometido no dia a seguir à derrota do seu projecto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE