Política

Socialistas de Coimbra adiam reunião para escolha de candidatos à Assembleia da República

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 20-01-2024

Ainda sem saber que “ventos” sopram de Lisboa quanto a nomes de candidatos à Assembleia da República, o PS/Coimbra acaba de adiar uma reunião da sua Comissão Política Federativa (CPF).

PUBLICIDADE

O órgão máximo entre congressos distritais, convocado para este sábado (20), só vai, afinal, reunir-se, na Lousã, na noite de segunda-feira.

A razão invocada, segundo apurou Notícias de Coimbra, consiste em “motivos políticos de força maior” a que são alheios os órgãos partidários de âmbito distrital.

PUBLICIDADE

O adiamento belisca, entretanto, a convocatória de um plenário distrital de militantes com realização prevista para segunda-feira à noite em Coimbra.

O plenário, em que é esperada a presença da ex-ministra Alexandra Leitão, visa a “recolha de contributos” para elaboração do programa de Governo que o PS aspira a formar na sequência das eleições legislativas de 10 de Março.

PUBLICIDADE

publicidade

Alexandra Leitão – a par, por exemplo, das ministras cessantes Mariana Vieira da Silva e Ana Abrunhosa – é um dos nomes que têm sido aventados como hipóteses para encabeçar a lista de candidatos a deputados do PS à AR pelo círculo de Coimbra.

A ex-ministra da Saúde Marta Temido, cabeça de lista em 2022, é tida como menos provável na medida em que se tornou dirigente da Comissão Concelhia de Lisboa do Partido Socialista.

Sem certezas em matéria de composição do elenco de candidatos a parlamentares, o deputado cessante Pedro Coimbra, que acaba de ingressar no Secretariado Nacional do PS, deverá ter lugar garantido na lista.

Ricardo Lino, líder concelhio do PS/Coimbra, outro deputado cessante, remeteu, quinta-feira, para a hipótese de o seu nome e/ou os de Tiago Martins, Rosa Isabel Cruz, Rui Alírio e João Pedro Trovão também poderem figurar na lista que há-de ser aprovada por órgãos nacionais do partido.

Ana Fontoura Gouveia, a cessante secretária de Estado da Energia e Clima, natural da Figueira da Foz, é outro nome que tem sido falado para o elenco de potenciais parlamentares.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE