Deputados

Socialista Rui Duarte reuniu com Catarina Oliveira do Centro de Neurociências e Biologia Celular

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-03-2014

A ausência de uma visão partilhada para a ciência, entre os laboratórios associados e o governo, a conduta desequilibrada e inconstante da Fundação para a Ciência e Tecnologia e os desafios futuros do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, foram alguns dos assuntos abordados na reunião entre o PS/Coimbra e a Presidente do CNC, Catarina Oliveira, que se realizou esta manhã.

PUBLICIDADE

O CNC é uma força condutora do desenvolvimento de Coimbra, nomeadamente no cluster da Saúde. Além de se tratar do parceiro científico do BIOCANT, e portanto com provas vivas de aplicação do seu trabalho científico na área da Biotecnologia, o CNC é uma referência de excelência também no domínio da Biomedicina. Tendo sido um dos primeiros laboratórios associados do país, é inspirador conhecer a sua trajetória de desenvolvimento e afirmação, considera o Presidente do PS/Coimbra, Rui Duarte.

Este é um dos ativos que o país não pode desprezar. O Ministro da Educação não tem uma única ideia sobre o que fazer com o capital científico que o país adquiriu nos últimos anos e essa incompetência pagar-se-á em menos desenvolvimento, brevemente. Tal como noutros laboratórios associados, também os investigadores e projetos do CNC têm sido afetados pela desregrada conduta da Fundação para a Ciência e Tecnologia. As regras do “jogo de apoios” da FCT estão a desestruturar o planeamento dos Laboratórios, e isso é fatal para muitos projetos em andamento, afirmou o líder da concelhia socialista de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O PS/Coimbra está ainda a preparar um conjunto de iniciativas, relacionadas com a política de Ciência e Investigação, que pretendem mobilizar os conimbricenses em torno de um ativo da cidade que deve ser conhecido e defendido por todos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE