SMTUC ligam Alta à Baixa pelo Botânico

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-07-2017

A ligação entre a Alta de Coimbra e Santa Clara, pelo Jardim Botânico, começou a funcionar neste domingo 2 de julho. 

PUBLICIDADE

SMTUC8

A Câmara e Universidade acreditam que este dois autocarros vão permitir descongestionar o estacionamento na zona do Polo I.

PUBLICIDADE

Numa altura em que Câmara Municipal de Coimbra dá pequenos sinais que vai avançar com o estacionamento condicionado e pago em várias artérias da Alta Universitária, o Reitor da Universidade de Coimbra declarou que “não está no horizonte” a construção de um parque de estacionamento subterrâneo na zona da Universidade, solução de parqueamento que, segundo alguns especialistas, podia ajudar a colocar um ponto final no caos que se vive naquela área.

É um momento feliz para a Universidade, salientou o Reitor. Passar por ali mostra que é viável nós vivermos em equilíbrio com a natureza, reiterou João Silva.

PUBLICIDADE

publicidade

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra salientou que “uma das vantagens desta ligação é deixarem o carro mais longe. Por exemplo, deixarem o carro privado no Parque de Estacionamento do Convento de São Francisco e apanhar estas carreiras e vir para a Universidade, aqui para o Polo I sem qualquer problema”.

No final da viagem, o Ministro da Cultura declarou que viu uma paisagem lindíssima, um recurso novo, um percurso ecológico, por isso dá nota positiva à iniciativa.

Esta nova linha, que é servida por dois miniautocarros híbridos e descapotáveis, vai fazer uma ligação que passa pelo Parque Verde e parques de estacionamento que existem nessa zona ribeirinha com o Polo I da Universidade de Coimbra.

Os autocarros vão circular “num horário de sol a sol”, com frequência em horas de ponta de 20 minutos e no restante período de 40 minutos, sendo que o Jardim Botânico fecha os portões à noite por razões de segurança. O horário de verão será das 8h00 às 20h00, sendo que aos domingos e feriados o serviço inicia-se às 10h00.

O percurso será o seguinte: Rossio de Santa Clara (ponto de horário), Rotunda do Portugal dos Pequenitos, Av. João das Regras, Ponte de Santa Clara, Avenida Emídio Navarro, Rotunda do Parque Verde / Ínsua dos Bentos, Rua de Olivença, Rua da Alegria, Jardim Botânico, Rua Arco da Traição, Largo D. Dinis, Universidade – Rua Larga (ponto de horário), Rua de S. Pedro, Couraça de Lisboa, Rua da Alegria, Rotunda do Parque Verde / Ínsua dos Bentos, Av. Emídio Navarro, Beira-rio, Ponte de Santa Clara, Av. João das Regras, Rossio de Santa Clara.

Esta linha irá permitir a circulação de pessoas, visando atraí-las para estacionar o seu automóvel nos sítios de aparcamento disponíveis na zona ribeirinha e depois seguirem para o Polo I da Universidade nesta ligação bastante rápida, que terá o mesmo custo de uma viagem normal nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Com caráter experimental, será também implementado um estacionamento de duração limitada em parte da Rua Couraça dos Apóstolos, na Rua de São João e na Rua de São Pedro, nos termos do Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado, garantindo o canal de circulação desimpedido e descongestionado para a passagem dos transportes públicos dos SMTUC.

A inauguração da Linha do Botânico e da abertura da Mata ao público contou com a presenças do Ministro da Cultura – Castro Mendes, Reitor da Universidade de Coimbra – João Silva e  do Presidente da Câmara de Coimbra  – Manuel Machado, que conheceram o percurso entre a Rua da Alegria (Águas de Coimbra) e o Portão da Rua do Arco da Traição (frente à cave das Químicas), tendo terminado a viagem na Rua Larga da Universidade de Coimbra.

“A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra esteve encerrada durante décadas e foi alvo de um projeto de requalificação realizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo QREN/+Centro”.

“O património vegetal desta área de mais de nove hectares é composto maioritariamente por árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e o bambuzal, sendo possível ainda encontrar património edificado, do qual se destacam a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos. É também possível ver o antigo reservatório de águas da cidade e vestígios da Muralha de Coimbra”, sintetiza a academia.

Com a abertura da mata, a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal, mas também pela Linha do Botânico, servida por um autocarro híbrido que fará o percurso ascendente entre o portão da Rua da Alegria e o Portão da Rua do Arco da Traição.

Veja a primeira viagem entre a Baixa e a Alta pelo Botânico:

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE