Região

Situação de cheia no Baixo Mondego com “sinais positivos”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-12-2019

Situação de cheia no Baixo Mondego com “sinais positivos”

A situação de cheia na bacia do Mondego, nomeadamente nos campos agrícolas entre o leito principal do rio e a vila de Montemor-o-Velho, regista sinais positivos, disse hoje o comandante distrital de operações de socorro de Coimbra.

PUBLICIDADE

“Neste momento temos sinais positivos, o dique [que colapsou na noite de domingo] e o comportamento da água dão-nos sinais positivos”, referiu à Lusa Carlos Luís Tavares.

O comandante de Coimbra remeteu um ponto de situação “mais fidedigno” para uma conferência de imprensa agendada para as 13:00, em Montemor-o-Velho, acrescentando que as autoridades estão durante a manhã a proceder a uma avaliação das condições no terreno, com o apoio de meios dos Fuzileiros da Marinha e das corporações de bombeiros.

PUBLICIDADE

“Mas neste momento os sinais são francamente positivos”, reafirmou.

Os efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos e um desaparecido e deixaram 144 pessoas desalojadas e outras 352 deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.600 ocorrências, na maioria inundações e quedas de árvores.

PUBLICIDADE

publicidade

O mau tempo, provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou no sábado a depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil, num balanço feito hoje às 10:00, disse que o distrito de Coimbra é aquele que ainda causa maior preocupação, apesar de o número de ocorrências ter “baixado significativamente”, esperando-se a redução do caudal no leito do rio Mondego nos próximos dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE