Sindicato faz balanço positivo da greve dos enfermeiros e enaltece conquistas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-03-2018

A adesão à greve dos enfermeiros foi de 64% no período da manhã e 67,4% na tarde, disse fonte sindical, enaltecendo a publicação do instrumento que consagra as 35 horas para os enfermeiros em contrato individual de trabalho.

PUBLICIDADE

chuc

“Faço um balanço extremamente positivo do primeiro dia de greve. Hoje foi publicado o instrumento de regulação coletiva de trabalho que irá permitir a passagem para as 35 horas dos enfermeiros com contrato individual de trabalho, o que é muito positivo”, disse à agência Lusa Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

PUBLICIDADE

A dirigente sindical lembrou que desde que a greve foi convocada, o Governo já assinou o protocolo negocial de revisão da carreira de enfermagem, publicou o suplemento remuneratório para os enfermeiros especialistas e assumiu não avançar com a diminuição de competências das unidades de cuidados na comunidade.

Guadalupe Simões referiu, contudo, que ainda existem problemas para resolver.

PUBLICIDADE

publicidade

“É necessária a admissão de mais enfermeiros para pôr fim ao sistemático recurso a trabalho extraordinário, para garantir que a passagem para as 35 horas aconteça sem sobressaltos. Defendemos também o descongelamento das progressões de carreira e o pagamento do trabalho extraordinário que está acumulado, que deveria ter sido pago até dezembro do ano passado mas não se concretizou”, frisou.

Com a adesão global de 64% no período da manhã e 67,4% no da tarde à greve, a dirigente sindical disse esperar os números de sexta-feira, o segundo e último dia de greve.

“Temos a expectativa que adesão na sexta-feira melhore, porque os objetivos que temos conseguido desde que avançamos para a greve, pode dar alento aos enfermeiros para adirem à greve, no sentido das restantes matérias serem resolvidas”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE