Saúde

Simplificação administrativa no Serviço Nacional de Saúde começou a ser auditada

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-04-2021

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) iniciou esta semana a primeira auditoria para analisar a forma como estão a funcionar as políticas de desburocratização e simplificação administrativa no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

PUBLICIDADE

“Com esta auditoria, a IGAS vai examinar a forma como os estabelecimentos e serviços do SNS desenvolvem, de forma sistemática, as suas políticas de desburocratização e simplificação na prestação de cuidados de saúde”, informou hoje o organismo estatal, em comunicado.

Segundo o IGAS, até ao final de 2022 vão ser auditadas, sobre esta matéria, “20% das entidades do setor público empresarial e 40% do setor público administrativo da saúde”.

PUBLICIDADE

Na mesma nota é referido que a análise se enquadra na estratégia de atuar no âmbito da melhoria da gestão das entidades do sistema de saúde e da execução dos programas de políticas públicas na área da saúde.

“O acesso simples, fácil, no tempo considerado clinicamente aceitável, a prontidão da resposta, bem como o acesso à informação por parte das pessoas, são princípios consagrados na Lei de Bases da Saúde, que podem ser prosseguidos através de abordagens sistemáticas de desburocratização e simplificação nos estabelecimentos e serviços públicos prestadores de cuidados de saúde do SNS”, acentua o IGAS, no comunicado hoje divulgado.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE