Conecte-se connosco

Carteira

Shop In Market: Lojas do centro histórico viajam até ao Forum Coimbra

Publicado

em

De 15 a 31 de agosto, algumas das mais características marcas do centro histórico da cidade vão fazer as malas e instalar-se temporariamente no Forum Coimbra, centro gerido pela Multi Portugal. Numa iniciativa que junta a Câmara Municipal de Coimbra e o centro comercial, designada por Shop In Market, as lojas de rua vão chegar ao Piso 1, cada uma com um stand dedicado à sua atividade, dando visibilidade ao melhor que o centro histórico tem para oferecer. Do artesanato à moda, passando pelo design, até demonstrações de ofícios centenários, a inauguração do Shop In Market acontece já na segunda-feira, dia 15 de agosto, a partir das 10h00! 

Sob o mote “as lojas de rua chegaram ao Forum Coimbra”, o objetivo da iniciativa é que os estabelecimentos de comércio tradicional possam promover a sua atividade, tendo no Forum Coimbra a oportunidade de aproximar o seu negócio, visão e missão de um maior número de pessoas. Com uma ligação muito forte à cidade, e no âmbito de um trabalho contínuo e constante de partilha, para o centro comercial esta iniciativa surgiu de uma forma muito natural: «a verdade é que estar ao lado da cidade, sob múltiplas formas, já é parte do ADN e forma de estar do Forum Coimbra, por isso, ter a oportunidade de dar palco ao melhor que a região tem para oferecer, num ambiente único de cooperação com os nossos lojistas, pareceu-nos, desde o primeiro momento, uma iniciativa importantíssima e muito positiva para todos», refere João Vaz, Diretor do Forum Coimbra. «Além disso, tendo presente que queremos estar cada vez mais ligados à cidade, com iniciativas que ampliam e levam mais longe o seu potencial, valorizando-a, é para nós um privilégio acolher aquilo que é a nossa cultura, tradição, autenticidade e origens da região», conclui. 

A seleção dos estabelecimentos esteve a cargo de um júri composto por elementos das cinco entidades parceiras da iniciativa – Câmara Municipal de Coimbra, Forum Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo – tendo sido a A de Amor, dedicada ao artesanato português, a Trouxa Mocha, focada em moda e design lifestyle, a Coola Boola CoLAB, que acolhe diferentes criativos num só espaço, e a Associação Herança do Passado, que preservam até hoje a arte da tecelagem de Almalaguês, os primeiros quatro espaços a inaugurar a iniciativa Shop In Market e a partilhar com o público uma amostra do melhor que se faz na cidade.  

Os critérios de seleção passaram, acima de tudo, pela identificação com o património e cultura da região, pela diversidade e representatividade na oferta, pela história do estabelecimento e pela sua adaptabilidade ao formato quiosque. «Acreditamos que esta iniciativa, levada a cabo em parceria com o Forum Coimbra, vai permitir não só levar mais longe a nossa história e a nossa tradição, fazendo com que mais pessoas sejam capazes de a reconhecer, mas também demonstrar a capacidade que o passado e o presente têm de se alinhar, numa proposta de evento única que, certamente, nos levará a todos numa viagem repleta de histórias para contar», sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.

Além de apoiar negócios, e porque este é um evento pensado para a comunidade, o Shop In Market contará ainda com uma componente de responsabilidade social associada à sua dinâmica – todos os dias, até 31 de agosto, será possível apoiar e conhecer melhor o trabalho desenvolvido por 3 instituições de solidariedade social que estarão presentes, ao longo dos vários dias, num stand dedicado – Cáritas, Cruz Vermelha Portuguesa e Integrar – onde estarão a decorrer campanhas especiais de donativos e de sensibilização para diferentes temáticas associadas à área de atuação de cada instituição. 

A par dos quiosques e de toda a dinâmica associada ao seu funcionamento, será ainda possível assistir a demonstrações ao vivo de Tecelagem de Almalaguês, uma arte de tecer única, original da freguesia de Almalaguês, um autêntico centro de tecelagem manual onde, ainda hoje, é praticada de forma artesanal por dezenas de mulheres. 

O evento Shop In Market acompanhará o horário de funcionamento habitual do centro comercial, de domingo a quinta-feira, das 10h00 às 23h00 e sexta-feira, sábado e vésperas de feriado das 10h00 às 24h00.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade