Vamos

Sete Sóis Sete Luas leva oito espetáculos luso-mediterrânicos a Pombal

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 12-07-2023

Oito espetáculos representativos da cultura luso-mediterrânica acontecem a partir de quinta-feira em Pombal, no distrito de Leiria, no 31.º Festival Sete Sóis Sete Luas, que se estende até ao início de setembro, anunciou o município.

PUBLICIDADE

Promovido por uma rede cultural que une 30 cidades de 12 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono – Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia -, o festival tem em Pombal uma das cidades portuguesas há mais tempo vinculadas ao projeto, desde 2015.

Incentivando o diálogo intercultural e o intercâmbio de artistas, o Sete Sóis Sete Luas aposta numa programação assente na música popular contemporânea e nas artes plásticas.

PUBLICIDADE

Em Pombal, o arranque será com o 7 Luas 23 Med Ensemble. Formado por seis músicos de Cabo Verde, Espanha, França, Itália e Portugal, o projeto criado para o festival atua na Praça Marquês de Pombal a partir das 22:00 de quinta-feira.

A programação prossegue em agosto, com concerto no dia 05 da Tarrafal 7Sóis Orkestra, que junta quatro músicos e uma bailarina da cidade do Tarrafal, que vão representar a cultura tradicional da Ilha de Santiago, de Cabo Verde.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 12 de agosto, Pombal recebe La Réunion Kreol 7S7L Band, inspirada nas culturas do Índico, enquanto em 18 de agosto é a vez do circo acrobático da Andaluzia se mostrar a Pombal, no espetáculo do Truca Circus.

A música do sul de Itália também está presente nesta edição, através do Loccisano-Corapi Quartet, que promete energia, canto, bailes, percussão, instrumentos de sopro e a “chitarra batente”, uma guitarra barroca italiana.

De Malta viaja até Pombal o grupo Manatapu, para mostrar no dia 26 de agosto uma mistura de folk, rock, funk, blues, hip-hop e música popular.

Em setembro, Sete Sóis Sete Luas reservou para o dia 01 a atuação da companhia de circo-teatro de Bilbao, Orain-Bi. No dia 02, o festival despede-se de Pombal com a Med Luso 7Sóis Band, formada por seis músicos do Brasil, Espanha, França, Itália e Portugal.

As atividades previstas incluem também três concertos em lares do concelho de Pombal e a criação de uma obra de arte urbana, a cargo do artista e ilustrador luxemburguês Alain Welter.

Segundo a informação divulgada pelo município, os espetáculos repartem-se pela Praça Marquês de Pombal e Jardim do Cardal, com gratuita.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE