Sérgio Conceição “assina” pela Bairrada

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-06-2017

Sérgio Conceição, que deixou de treinar os franceses do Nantes para, provavelmente, ir substituir Nuno Espírito Santo no comando técnico do Futebol Clube do Porto, será hoje nomeado Embaixador da Bairrada por iniciativa conjunta da Comissão Vitivinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

PUBLICIDADE

sergio_conceicao2933ad81_630x354

Para além de Sérgio Conceição, serão ainda nomeados como representantes da Bairrada a atriz Maria Rueff, o cineasta Sandro Alves, o “chef” de cozinha Ricardo Costa e o criador de moda Dino Alves.

PUBLICIDADE

As distinções serão entregues hoje à noite, em Coimbra, durante a primeira cerimónia ‘Bairrada: No Sentido dos Sentidos’, “um momento solene de homenagem à região e à sua gente” promovida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e a Associação Rota da Bairrada (ARB).

Os novos embaixadores “são figuras da região, conhecidas do grande público, e que se destacam em diferentes áreas”, justificam os organizadores.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a cerimónia, marcada para a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e apresentada como sendo “de elogio à Bairrada”, irá atuar o agrupamento musical CORDIS & Mafalda Arnauth com Quarteto Arabesco. Serão ainda entregues os prémios do concurso “Os Melhores Vinhos Bairrada – Colheita 2016”.

Situada no Centro de Portugal, a Bairrada abrange concelhos dos distritos de Aveiro e Coimbra (Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos), caracterizando-se pela forte produção vitivinícola sob a denominação Bairrada DOC.

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) é uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do setor vitivinícola da região, sendo a entidade responsável por controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região, protegendo a Denominação de Origem Bairrada e Indicação Geográfica Protegida Beira Atlântico.

Tem a seu cargo a promoção dos vinhos Bairrada e o desenvolvimento e apoio de ações de índole técnica e científica. A sua atividade é financiada através da venda dos selos de garantia que integram os contra-rótulos dos vinhos Bairrada, tendo mais de 100 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região e de fora da região.

A CVB integra ainda uma Câmara de Provadores e uma segunda Câmara responsável apenas pela prova dos emblemáticos espumantes da região.

Associação de caráter regional, constituída sem fins lucrativos, a Associação da Rota da Bairrada foi criada em novembro de 2006 e tem como objetivo a dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada, “e atividades afins, enquanto produtos turísticos e culturais da região”.

A ARB reúne os intervenientes da região na área do turismo, “de modo a organizar de forma articulada e programada as valências de cada um”, criando ‘produtos’ que respondam às exigências dos vários públicos-alvo e dando a conhecer o território e as suas riquezas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE